Lançado como sucessor do GLK e ainda como uma das principais apostas da Mercedes para o segmento de SUVs premium, o novo Mercedes-Benz GLC 2021 é atualmente uma das opções para quem busca por um utilitário-esportivo com refinamento, boa dose de equipamentos e motorização eficiente.
O GLC 2021 é comercializado no mercado brasileiro desde meados de 2016, mas deixou de oferecer duas configurações de carrocerias diferentes. Apenas a versão SUV continua, sendo que a Coupé, com forte caimento do teto na parte traseira, não aparece mais no site da marca.
Além disso, a linha atual perdeu várias versões do SUV, incluindo aquelas com motorização a diesel. Os preços da gama atual começam em R$ 522.900.
Confira abaixo todos os detalhes do SUV alemão:
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Índice
Mercedes-Benz GLC 2021 – detalhes
Totalmente renovado, o novo GLC 2021 chega com visual atualizado, nova motorização e novas tecnologias, algumas que eram inéditas até então no portfólio da marca por aqui.
Em sua terceira geração, o GLC 2021 aposta num visual moderno e versátil, com uma linguagem visual que a marca chama de “sensual purity”. Tentando ser mais esportivo, o modelo tem mais elementos cromados e linhas mais marcantes.
Entre as mudanças, destaque para a nova grade, o novo conjunto de faróis e o novo desenho do para-choque. As lanternas contam com uma nova assinatura em LEDs, e a saídas de escapamento agora são duplas.
No interior, o volante ganhou um novo desenho, mas o destaque é a introdução do sistema MBUX, com painel de instrumentos digital (12,3 polegadas) e central multimídia sensível ao toque (com 10,25 polegadas).
Mercedes-Benz GLC 2021 – novidades
As únicas mudanças na linha 2021 do Mercedes GLC foram as saídas de diversas versões do SUV e também de todas as opções da carroceria cupê.
O GLC Coupé tinha as opções 300 4MATIC e as esportivas AMG (43 4MATIC e 63 S 4MATIC). A marca não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, talvez porque apenas espera pelo momento certo de lançar a nova geração por aqui.
Já em relação ao SUV, a Mercedes-Benz decidiu manter apenas a versão AMG 43 4MATIC, tirando de linha as configurações 220 d 4MATIC, que tinham motor 2.0 turbodiesel de 194 cv e 40,8 kgfm de torque. Além disso, a anterior topo de linha Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+, com seu poderoso 4.0 V8 turbo de 476 cv e 66,3 kgfm, também deu adeus.
Confira a lista de mudanças anteriores:
O Mercedes GLC 2020 chegou ao Brasil com novidades que aparecem logo de cara, como as mudanças no visual externo. Mas é no interior que a marca caprichou para atrair novos compradores.
A lista de novidades do novo GLC 2020 inclui a tecnologia MBUX, presente em cada vez mais modelos da marca. Ela consiste em duas telas de tamanho avantajado: o painel de instrumentos tem 12,3 polegadas e a central multimídia tem 10,25 polegadas, sendo esta última também sensível ao toque. Esse visual tem sido criticado por alguns, que não gostam do ar futurista que os modelos da Mercedes-Benz tem adotado.
Outra função que o GLC 2020 apresenta em suas versões a diesel (SUV) é a tecnologia Keyless-Go, que exclui a necessidade de usar a chave para abrir as portas ou ligar o carro. O console central também conta com carregamento de celulares por indução.
Finalmente, uma última novidade que traz muita praticidade é a abertura do porta-malas por movimento. Basta movimentar o pé a uma distância de 30 centímetros abaixo do para-choque que a abertura é automática (as chaves precisam estar no bolso, é claro).
A segurança também não foi deixada de lado. O novo GLC 2020 conta com vários sistemas nesse quesito, como alerta de ponto cego, alerta de permanência na faixa, airbag para os joelhos do motorista, entre outros.
Mercedes-Benz GLC 2021 – versões
A gama do Mercedes-Benz GLC 2021 ficou bem mais enxuta, mantendo apenas uma versão:
- Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC 2021
Veja também: Mercedes GLA
Mercedes-Benz GLC 2021 – equipamentos
Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC 2021
ITENS DE SÉRIE: 9G-TRONIC, Active Lane Keeping Assist, AIR BODY CONTROL, Airbag para joelho, Alargamento da caixa da roda para rodas AMG, AMG Line Exterior, AMG Styling, Android Auto, Apoio lombar de 4 vias, Apple Car Play, Aquecimento do banco do motorista e acompanhante, Ar condicionado THERMATIC, Assistente ativo de distância DISTRONIC, Assistente ativo de estacionamento PARKTRONIC, Assistente de ponto cego, Banco dianteiro direito com regulagem elétrica com função memória, Banco do motorista regulável eletricamente com função memória, Cinto de segurança designo vermelho, Cobertura do compartimento de carga EASY-PACK, Controle da pressão dos pneus, Câmera 360°, Display de instrumentos totalmente digital, DYNAMIC SELECT, Espelho externo rebatível eletricamente, Espelho interno e externo com antiofuscamento automático, Estribo de alumínio, Farol de LED de alta performance, Frisos da soleira com inscrição “Mercedes-Benz” iluminados, Função de partida KEYLESS-GO, Funções ampliadas do MBUX, Interior AMG Line, Lane Tracking Package, Limpador do pára-brisa com sensor de chuva, Luz de freio adaptativa, Pacote cromado externo, Painel de instrumentos e rebordos das portas em ARTICO, Revestimento interno do teto em tecido preto, Sensor de presença do alarme, Sistema de alarme contra arrombamento e roubo, Sistema de carregamento sem fio para dispositivos móveis, Sistema de escape AMG Performance selecionável, Sistema de som surround Burmester, Sistema multimídia MBUX, Suporte para rack no teto em alumínio polido, Tampa traseira EASY-PACK, Tapetes AMG, Teto solar panorâmico, TIREFIT, Tomada 12V no compartimento de bagagem, Touchpad, Volante AMG Performance em couro napa, entre outros.
Mercedes-Benz GLC 2021 – preços
Confira abaixo o preço do Mercedes-Benz GLC 2021 para o mercado brasileiro:
- Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC 2021 – R$ 522.900
Mercedes-Benz GLC 2021 – motor
A linha de motores do Mercedes-Benz GLC 2021 passou a contar com apenas uma opção, o 3.0 V6 turbo de 367 cv e 53 kgfm de torque, ligado a uma transmissão automática de 9 velocidades.
Antes disso, a linha tinha também outras opções, como o 2.0 diesel, com 194 cv e 40,8 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 velocidades.
Depois apareciam mais versões AMG. Além da única que continua sendo oferecida, o GLC também era equipado com um propulsor 4.0 V8 turbo, com 476 cv e 66,3 kgfm de torque. A transmissão sempre era automática com 9 marchas.
Já o modelo GLC Coupé tinha, em sua versão de entrada, o motor 2.0 turbo a gasolina, com 258 cv e 37,7 kgfm, com o mesmo câmbio das versões acima. As opções Coupé AMG também eram as mesmas do SUV.
Mercedes-Benz GLC 2021 – desempenho
O Mercedes GLC 2021 vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, o que é um tempo excelente para um SUV que pesa quase 1.800 kg. Além disso, sua velocidade máxima é de 250 km/h.
Antes de sair de linha, sua anterior versão de entrada acelerava de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tinha velocidade máxima limitada de 215 km/h. Já a versão AMG mais apimentada chegava aos 100 km/h em 4 segundos (GLC 63 AMG), com velocidade máxima de 270 km/h.
Já o GLC Coupé ia de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade final de 240 km/h. As versões AMG tinham os mesmos números, exceto a top de linha. Por se tratar da versão GLC 63 S, o modelo tinha 510 cv e ia de 0 a 100 km/h em incríveis 3,6 segundos!
Mercedes-Benz GLC 2021 – consumo
Segundo os dados oficiais da marca, o Mercedes-Benz GLC 2021 tem os seguintes dados de consumo:
- Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC: 6,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada
Mercedes-Benz GLC 2021 – manutenção e revisão
As revisões do Mercedes-Benz GLC 2021 são feitas a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Assim como em outros modelos da marca, elas são dividas em duas categorias:
Assyst A (óleo do motor, elemento filtro de óleo do motor, check-up com code) e Assyst B (óleo do motor, elemento filtro de óleo do motor, fluido de freio, filtro de ar-condicionado, elemento filtro de ar do motor, check-up com code).
O valor total das revisões informadas, que vão até os 50.000 km, é de R$ 9.720.
Veja a tabela de revisões do Mercedes-Benz GLC 2021 (exceto versões AMG):
- 10.000 km (Assyst A) – R$ 1.440
- 20.000 km (Assyst B) – R$ 2.700
- 30.000 km (Assyst A) – R$ 1.440
- 40.000 km (Assyst B) – R$ 2.700
- 50.000 km (Assyst A) – R$ 1.440
Mercedes-Benz GLC 2021 – ficha técnica
Motor | 2.0 diesel (descontinuado) |
Tipo | Dianteiro, Longitudinal e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.950 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 15,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 194 cv a 3.800 rpm |
Torque Máximo | 40,8 kgfm a 1.600 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automática de 9 velocidades |
Tração | |
Tipo | Integral |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira e traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, braços sobrepostos |
Traseira | Independente, braços sobrepostos |
Rodas e Pneus | |
Rodas | 19 polegadas |
Pneus | 235/55 R19 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.669 |
Largura (mm) | 1.890 |
Altura (mm) | 1.644 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.873 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | n/d |
Tanque (litros) | 66 |
Capacidade do porta-malas (litros) | 550 |
Peso (kg) | 1.835 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,32 |
Mercedes-Benz GLC AMG 2021 – ficha técnica
Motor | 3.0 V6 |
Tipo | Dianteiro, Longitudinal e Gasolina |
Número de cilindros | 6 em V |
Cilindrada em cm3 | 2.996 |
Válvulas | 24 |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 367 cv a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 53 kgfm a 2.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automática de 9 velocidades |
Tração | |
Tipo | Integral |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira e traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Multi-link |
Traseira | Multi-link |
Rodas e Pneus | |
Rodas | 19 polegadas |
Pneus | 235/55 R19 101Y (dianteiros) / 255/50 R19 103Y (traseiros) |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.661 |
Largura (mm) | 1.930 |
Altura (mm) | 1.628 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.873 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 690 |
Tanque (litros) | 66 |
Capacidade do porta-malas (litros) | 550 |
Peso bruto total (kg) | 1.770 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,35 |
Motor | 4.0 V8 (descontinuado) |
Tipo | Dianteiro, Longitudinal e Gasolina |
Número de cilindros | 8 em V |
Cilindrada em cm3 | 3.982 |
Válvulas | 32 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 476 cv a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 66,3 kgfm a 1.750 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automática de 9 velocidades |
Tração | |
Tipo | Integral |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira e traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, braços sobrepostos |
Traseira | Independente, multibraço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | 21 polegadas |
Pneus | 265/40 R21 (dianteiros) / 295/35 R21 (traseiros) |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.680 |
Largura (mm) | 1.930 |
Altura (mm) | 1.628 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.873 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 640 |
Tanque (litros) | 66 |
Capacidade do porta-malas (litros) | 550 |
Peso bruto total (kg) | 1.940 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,38 |