Mercedes-Benz inicia testes de caminhões elétricos no Brasil; alemã mostra na Fenatran até um veículo japonês

mb eactros

A Mercedes-Benz destaca uma série de lançamentos e novidades da linha 2025 de caminhões, presentes na Fenatran, no São Paulo Expo, entre 4 e 8 de novembro. Dois deles foram mais colocados em evidência na mostra da marca alemã.

No evento, o extrapesado Mercedes-Benz eActros chega da Alemanha, enquanto o caminhão leve, conhecido na Ásia e na Europa como Fuso eCanter, é feito no Japão e em Portugal.

O primeiro, oferecido nos modelos eActros 300 e eActros 400 com até 40 toneladas de CMT, a marca testará o caminhão elétrico com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas) e Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística).

Também participam RD Saúde (produtos farmacêuticos), Suzano (papel e celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza).

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, conta. “Nossa Companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos”.

mb ecanter

Puchert amplia: “No Brasil, isso será representado pelos testes com essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve eCanter. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.

O eCanter é um caminhão leve que chega para testes também e conta com motor posicionado no chassi, com ligação ao diferencial traseiro por meio de um eixo cardã, mas o que chama atenção é eixo traseiro com semi-eixos de tração no lugar de um eixo rígido.

Não é totalmente independente, já que há uma bandeja horizontal que liga ambas as rodas de rodado duplo, mas isso garante mais estabilidade ao veículo de carga.

Com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas, o eCanter pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos. Ele conta com 175 cavalos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X