Mercedes-Benz vende a fatia que tinha em marca de luxo da BYD

denza n8
denza n8

A Denza é uma marca de modelos luxuosos, fundada em 2010, como uma joint-venture entre a BYD e a marca alemã Mercedes-Benz.

Na época, foi criada com uma divisão de 50% para cada empresa.

Mesmo tendo vendas fracas por vários anos, a Denza foi relançada em 2022, com o modelo elétrico D9, e agora a sua linha se expandiu, tendo em sua gama os SUVs N7 e N8, o sedã Z9 e também a perua Z9 GT.

Com o passar do tempo, a Mercedes-Benz foi vendendo pequenas fatias de sua parte, para a BYD , mas agora, em pleno 2024, quando as tensões entre países europeus e a China estão maiores do que nunca, no segmento automotivo, ela decidiu vender os últimos 10% que ainda tinha.

Agora, a BYD tem controle total de sua subsidiária.

denza n7
denza n7

E o motivo para tal venda não são apenas as tensões acima citadas, mas também o fato de que a BYD confirmou que irá lançar a marca Denza na Europa, inicialmente com os modelos D9 e Z9 GT, que aliás, foram mostrados no Salão de Munique de 2023.

Modelos da sub-marca da BYD, chamada Fangcheng Bao, mais focada em modelos off-road, também serão vendidos na Europa, debaixo da marca Denza.

A União Européia está fazendo o que pode para impedir o avanço das marcas chinesas de carros elétricos em seus territórios.

denza d9 pioneer
denza d9 pioneer

Um grande passo para isso foi o imposto de nada menos que 37,6% que foi imposto para modelos da China a partir de julho deste ano, isso em cima de um imposto de importação de 10% que já era cobrado.

Várias marcas, incluindo a Tesla, disseram que serão forçadas a aumentar seus preços na Europa, para conseguir continuar vendendo seus carros ali.

O CEO da BMW, Oliver Zipse, fez alguns comentários contra estes impostos, já que o seu grupo tem modelos elétricos que são feitos na China, para venda na Europa, como é o caso dos elétricos Mini Cooper e Mini Aceman.

Ele disse que esses impostos não fortalecem as marcas européias, e sim, pelo contrário, atrapalha seu negócio, que hoje é global, e também limita o acesso dos europeus a carros elétricos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.