
Muito antes de virar carro de estrela de reality show em Los Angeles, o Mercedes-Benz G-Class era sinônimo de robustez, barro e funcionalidade militar.
Agora, em 2025, a montadora resolveu revisitar esse passado com a nova edição limitada “Stronger Than The 1980s”, uma homenagem ao estilo rústico e utilitário que marcou a origem do icônico G-Wagen no final dos anos 70 e início dos 80.
Essa versão especial não é revolucionária em termos de mudanças, mas seu charme está justamente na simplicidade e nas referências visuais que resgatam o DNA clássico do modelo.

Visualmente, ela lembra muito o G-Class comemorativo de número 500.000 lançado em 2023, mas agora com três cores exclusivas — verde Agave, bege Colorado e branco Creme — e detalhes que remetem à era analógica.
Tem rodas retrô de cinco raios de 18 polegadas, bancos com estampa xadrez, detalhes pretos que imitam os plásticos crus de antigamente, inscrição especial no painel e até um belo rack de teto.
E sim, a ausência de cromados ajuda a deixar o visual mais bruto e “de verdade”.

Ao todo, serão produzidas apenas 460 unidades dessa versão retrô, e algumas delas chegarão a concessionárias selecionadas dos Estados Unidos ainda este ano.
O número de unidades, aliás, não é aleatório: é uma referência direta ao código W460, que identificava os primeiros G-Wagen lançados em 1979 e produzidos durante boa parte dos anos 80.
No Brasil, por exemplo, era praticamente impossível ver um G-Class nessa época. Nos Estados Unidos, só começou a aparecer em maior escala nos anos 2000, quando passou a ser vendido oficialmente.

Apesar do nome “Stronger Than The 1980s” parecer saído de uma propaganda exagerada de VHS motivacional, o conceito até faz sentido dentro da narrativa da marca.
A Mercedes vem usando o slogan “Stronger Than Time” nos últimos anos para celebrar a resistência do visual do G-Wagen, que praticamente não mudou em mais de quatro décadas — algo que nem Porsche 911, Ford Mustang ou Jeep Wrangler conseguiram manter com tanta fidelidade.
O preço oficial ainda não foi divulgado, mas considerando que o G550 começa em torno de 150 mil dólares e o AMG G63 beira os 190 mil, é bem provável que essa edição retrô fique em algum ponto intermediário.

O mais curioso, no entanto, é que o visual “retrô” aqui parece um pouco mais com o início dos anos 2000 do que com os verdadeiros Gs dos anos 80.
As rodas, por exemplo, são parecidas com as do G500 da era Y2K, enquanto as originais de aço pareciam tampas de panela. Nostalgia com uma dose de licença poética, digamos.
E tem a questão das cores. O verde Agave evoca natureza e trilha, o Creme é mais urbano e sofisticado, mas o bege Colorado — com seu ar de deserto e expedição africana — seria uma ótima escolha.

Afinal, se é para voltar aos anos 80, que seja com estilo de verdade.

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