Mercedes finalmente aprende que compradores de EVs não querem carros com visual futurista demais

mercedes eqs sedan (1)
mercedes eqs sedan (1)

A Mercedes-Benz está oficialmente virando a página da era dos carros elétricos com visual futurista e controverso.

A nova estratégia da marca é: seus próximos modelos elétricos e a combustão serão quase idênticos por fora, em uma tentativa de agradar um público mais amplo que não quer necessariamente parecer “ecológico” ao volante.

Durante anos, a montadora alemã acreditou que destacar os EVs com visuais únicos era a melhor forma de vendê-los.

Isso gerou carros como EQS, EQE e EQC — todos com design ovalado, aerodinâmica exagerada e estilo “gelatina futurista”.

Veja também

mercedes eqs sedan (2)
mercedes eqs sedan (2)

Mas agora, a Mercedes reconhece que essa abordagem não funciona mais no cenário atual de transição elétrica em massa.

Segundo o chefe de tecnologia Markus Schäfer, os primeiros compradores queriam que seus EVs fossem diferentes e chamassem atenção. Só que esse perfil já migrou.

“Agora estamos entrando na fase de adoção em massa, e os clientes não querem mais mostrar que dirigem um carro elétrico. Eles querem o mesmo carro, independentemente do que está sob o capô”, disse ele em entrevista à australiana WhichCar?.

Essa mudança já se reflete em lançamentos como o novo GLC elétrico, que substitui o fracassado EQC.

mercedes eqs sedan (3)
mercedes eqs sedan (3)

O modelo agora tem visual praticamente idêntico ao da versão a combustão, abandonando o estilo futurista. O mesmo acontecerá com o próximo CLA e com o C-Class elétrico, previsto para 2026.

A reviravolta estética também é acompanhada de uma decisão técnica importante: a Mercedes continuará usando plataformas separadas para EVs e modelos a combustão, contrariando a tendência de unificação adotada por outras marcas.

Schäfer explicou que usar uma mesma base para motores a gasolina, híbridos e elétricos compromete o espaço interno, o desempenho e principalmente a autonomia.

“Queremos evitar carros comprometidos. Colocar tudo na mesma plataforma significa abrir mão de eficiência, e não vamos por esse caminho”, afirmou.

O próximo Classe C elétrico será baseado na nova arquitetura MB.EA, com tecnologia de 800 volts e bateria de 94 kWh.

mercedes eqs sedan (4)
mercedes eqs sedan (4)

Com lançamento previsto para 2026, ele chegará ao mercado como o rival direto do novo BMW i3 — também repaginado para parecer um sedã tradicional.

Já o visual do polêmico EQS foi defendido anteriormente pelo chefe de design Gorden Wagener, que o descreveu como “progressivo e com propósito”.

No entanto, até ele reconheceu depois que o carro foi lançado “dez anos antes do tempo certo” e que o marketing não ajudou a criar empatia com o consumidor.

Agora, o foco da Mercedes é vender mais — e para isso, seus EVs precisarão passar despercebidos no trânsito.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.