
A Mercedes-Benz acaba de revelar oficialmente o novo CLA 300 L EV na China, uma versão totalmente elétrica e adaptada exclusivamente para o mercado local.
Fabricado no país, o modelo estreia com uma proposta ousada: unir alto desempenho, conectividade de última geração e visual refinado — tudo isso com preços a partir de 249 mil yuans, o equivalente a cerca de R$ 170 mil.
A plataforma utilizada é a Mercedes-Benz Modular Architecture (MMA), pensada para EVs compactos, mas com uma característica especial nesta versão: o entre-eixos foi estendido em 40 mm em relação ao modelo global, oferecendo mais espaço interno, especialmente para os passageiros traseiros — um diferencial valorizado pelos consumidores chineses.
O novo CLA elétrico adota motor de 200 kW (cerca de 272 cv) e é alimentado por uma arquitetura elétrica de 800V, combinada a uma raridade no segmento: uma transmissão de duas marchas, pensada para otimizar desempenho em diferentes faixas de velocidade.
Veja também

Segundo a montadora, a versão com maior alcance homologada no ciclo CLTC pode rodar até impressionantes 866 km com uma única carga — um número que desafia até mesmo os rivais mais ousados no mercado chinês.
Visualmente, o CLA EV aposta em um estilo moderno e agressivo. A dianteira traz uma grade fechada com o logo da estrela em padrão matricial, além de uma barra de LED conectando os faróis com assinatura luminosa também em formato de estrela.
Na traseira, o modelo chama atenção com um spoiler tipo “ducktail”, lanternas em LED em forma de estrela e uma câmera de ré camuflada no emblema central, que se abre automaticamente.

Com 4,76 metros de comprimento e 2,83 metros de entre-eixos, o CLA 300 L EV se encaixa na categoria dos sedãs compactos premium.
A carroceria estará disponível em cinco cores: Obsidian Black, Water Moon Silver, Lava Red, Pine Mist Blue e Arctic White.
Por dentro, o modelo se distancia bastante do CLA a combustão. O painel adota um conjunto tecnológico com telas de 10,25 e 14 polegadas, além de uma terceira tela para o passageiro, disponível nas versões mais completas.
A interface opera com o MB.OS e o processador Qualcomm Snapdragon 8295, que garante gráficos 3D e navegação imersiva por IA.

Além do assistente virtual inteligente com comandos por voz de múltiplas zonas, a Mercedes co-desenvolveu com a ByteDance um novo sistema de interação por voz exclusivo para o mercado chinês.
Outro destaque é o pacote de assistência à condução da Momenta, que inclui direção semiautônoma em áreas urbanas (NOA), assistência de estacionamento e sistema de retorno automático por trajetória.
O modelo topo de linha, batizado de Ultra-Long Range Intelligent Edition, parte de 285.600 yuans (cerca de R$ 195 mil) e adiciona visual AMG, HUD, teto solar panorâmico e pacote completo de assistências à condução.
A segurança também está no foco, com 11 airbags, estrutura reforçada com alumínio e aço de alta resistência e padrão de segurança contra incêndios de baterias já compatível com as normas de 2026 na China.
Com um projeto fortemente adaptado para os gostos e exigências locais, o CLA 300 L EV representa a nova abordagem da Mercedes na Ásia: oferecer produtos exclusivos para mercados estratégicos, sem depender de plataformas globais engessadas.
E, pelo visto, o resultado é mais do que promissor.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










