Mesmo com boa demanda, Volkswagen Transporter T6.1 sairá de linha

vwtransportert6.1sportline a
vwtransportert6.1sportline a

A Volkswagen vai retirar de linha um modelo importantíssimo no mercado europeu e que está vendendo muito por lá, o Transporter T6.1. O furgão da marca alemã é um dos mais tradicionais do mercado e herdeiro da velha Kombi.

Todavia, por conta do não atendimento à legislação europeia a partir de 2025, a geração T6.1 da Transporter terá de ser encerrada em 7 de julho. Não se sabe ao certo os reais motivos, mas emissões de poluentes e sistemas de segurança parecem estar por trás disso.

Um dos pontos a esclarecer é que o Euro 7 afetaria diversos modelos de carros de passeio e comerciais leves na Europa. A VW resumiu a coisa: “O T6.1 não pode mais ser encomendado”, segundo a assessoria da montadora.

vwtransportert6.1sportline
vwtransportert6.1sportline

A VW disse ainda: “Estamos completamente esgotados [de pedidos]”. Isso mostra como o Transporter T6.1 é um modelo de sucesso até na morte, já que sairá de cena muito desejado pelos clientes comerciais da Volkswagen.

Thomas Schäfer, explicou: “Teríamos que integrar neles uma arquitetura eletrônica completamente nova. Isso seria simplesmente muito caro”. Com o fim marcado para julho, a Transporter T.61 pode continuar em produção por mais alguns meses.

O motivo é que na União Europeia, as novas regras de emissão de poluentes e segurança se aplicam aos campers e motor homes somente a partir de 1 de setembro de 2024.

vw transporter
vw transporter

Com isso, a Volkswagen Califórnia T6.1 poderá continuar por mais alguns meses, lembrando que a produção se dá parcialmente na fábrica de Hanôver e depois é transferida para outra planta para ser finalizada.

Lançada em 2016, a geração T6 recebeu uma atualização em 2019, quando passou para T6.1 e convive com a recente geração T7, baseada na Ford Transit Connect. A van tem versão Kombi, Caravelle, Multivan, Transporter, Chassi-cabine e Califórnia.

Com motor diesel EA189, o 2.0 TDI ia de 90 a 204 cavalos, tendo ainda uma versão elétrica feita pela Abt.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X