Mesmo que ninguém queira, Google vai colocar IA nos carros, trocando o Google Assistente pelo Gemini

google gemini volvo
google gemini volvo

Ninguém pediu por sistemas de IA nos carros, mas, sabe como os gigantes de tecnologia são, quando decidem enfiar goela abaixo alguma coisa, eles vão fazer isso no planeta todo, até dentro dos carros.

A disputa tecnológica entre as montadoras e gigantes da tecnologia por sistemas automotivos “mais inteligentes e intuitivos” está longe de esfriar.

Depois de a Apple ter revelado seu novo e ambicioso CarPlay Ultra, agora é a vez do Google mostrar suas cartas.

A empresa anunciou que a Volvo será a primeira fabricante de veículos a contar com o Gemini , seu novo assistente de voz baseado em inteligência artificial, dentro dos carros.

volvo xc70 2
volvo xc70 2

Todos os modelos da Volvo atualmente já rodam com o sistema Android Automotive como padrão. No entanto, a partir do segundo semestre de 2025, o atual Google Assistente será gradualmente substituído pelo Gemini.

A promessa é de uma interação muito mais natural, fluida e com menos cara de “comando de robô”. O objetivo é tornar a experiência ao volante mais intuitiva e menos distrativa, com foco na segurança.

A nova tecnologia permitirá que motoristas façam perguntas usando uma linguagem mais cotidiana, como “qual o melhor restaurante no caminho até minha próxima reunião?” ou “o que significa essa luz no painel?”, acessando o manual digital do carro com facilidade.

O Gemini também poderá redigir mensagens, traduzi-las em tempo real e até procurar receitas e adicionar ingredientes a listas de compras.

volvo es90 8
volvo es90 8

Para quem planeja viagens, o assistente conseguirá vasculhar e-mails e mensagens em busca de informações relevantes, tudo sem precisar tocar no celular.

A Volvo destaca que o objetivo é reduzir a sobrecarga cognitiva do motorista, mantendo sua atenção na direção e garantindo a segurança de todos os ocupantes do veículo.

Mas a colaboração entre Google e Volvo vai além do novo assistente. A marca sueca será também a principal parceira de desenvolvimento da gigante americana para as futuras atualizações do Android Automotive.

Enquanto os modelos atuais da Volvo rodam com o Android 13, a expectativa é de que o Android 15 estreie nos carros da marca ainda este ano — mesmo sistema que só recentemente chegou a smartphones.

Segundo Alwin Bakkenes, chefe global de engenharia de software da Volvo, outras montadoras que utilizam o Android Automotive podem ter que esperar até dois anos para receber essa nova versão.

Em entrevista à Reuters durante um evento na Califórnia, ele reforçou que a parceria com o Google tem como objetivo colocar o usuário no centro da experiência.

“Buscamos oferecer tecnologia centrada no ser humano, e uma experiência impressionante para o cliente é parte essencial disso”, afirmou Bakkenes. “Com a ampliação da parceria, estamos colaborando em soluções de ponta que irão moldar o futuro dos carros conectados.”

Com essa iniciativa, Volvo e Google reforçam a aposta em uma mobilidade mais inteligente e conectada, antecipando o futuro dos sistemas automotivos com foco em segurança, praticidade e experiência de uso.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.