A Rússia está sob embargo dos EUA e aliados, mas se você acompanhar canais de viajantes brasileiros que entram e saem do país da vodca, perceberá que as coisas não estão assim tão ruins quanto se imaginava, mas no setor automotivo, há alguma evolução e nada mais.
Com a debandada das montadoras tradicionais, a Rússia ficou à mercê dos chineses, que vieram e ocuparam boa parte do mercado local, estabelecendo uma verdadeira Horda Dourada Automotiva, fazendo até renascer a Moskvich, por exemplo.
Ainda assim, há resistência russa e ela é liderada pela Lada que, aos trancos e barrancos, vai conseguindo se reerguer após a Renault abandonar o mercado, deixando-a em uma situação muito ruim.
Renacionalizada, a AvtoVAZ gradativamente vai recuperando seu portfólio, como se realmente fosse a única montadora de um país sob embargo. Para termos uma ideia, só agora os modelos Lada Vesta Sportline e Vesta SW Sportline, ganharam controles de estabilidade.
Desde a Guerra da Ucrânia, a dupla de compactos da Lada passou por diversos reveses, voltando a ser autóctone e buscando soluções caseiras para manter seus clientes diante dos canatos automotivos sob nomes chineses e até mesmo russos.
Sobreviventes, os Lada Vesta e Vesta SW continuam elegantes após a atualização de meia vida em plena guerra, adicionando alguns recursos como multimídia atualizada, freios ABS, airbags e outras coisas que haviam perdido nos primeiros dias da invasão.
Agora, com controle de estabilidade, o Vesta Sportline pode exibir melhor sua calibração mais firme de suspensão, além de ostentar seu visual customizado, que não fica devendo nada ao ocidente. É claro, surgiu na época da Renault.
Todavia, o motor 1.8 16 V de 122 cavalos, renascido recentemente, não entra na equação, ficando mesmo o 1.6 16V de 118 cavalos, derivado do H4M da Renault. Com 15,3 kgfm, ele não parece assim tão empolgante quanto o Vesta Sport com seus 150 cavalos e 18,5 kgfm.
Mas, não é exatamente assim. Podemos dizer que passa longe do equivalente visto aqui, já que alcança 6.900 rpm até o corte de giro e, no câmbio de cinco marchas, permite que a segunda alcance 100 km/h… Preço? Parte do equivalente a R$ 133,5 mil.
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