Mesmo sob embargo, russos da Lada atualizam sedã e perua Vesta em versões esportivas; agora eles têm controle de estabilidade

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A Rússia está sob embargo dos EUA e aliados, mas se você acompanhar canais de viajantes brasileiros que entram e saem do país da vodca, perceberá que as coisas não estão assim tão ruins quanto se imaginava, mas no setor automotivo, há alguma evolução e nada mais.

Com a debandada das montadoras tradicionais, a Rússia ficou à mercê dos chineses, que vieram e ocuparam boa parte do mercado local, estabelecendo uma verdadeira Horda Dourada Automotiva, fazendo até renascer a Moskvich, por exemplo.

Ainda assim, há resistência russa e ela é liderada pela Lada que, aos trancos e barrancos, vai conseguindo se reerguer após a Renault abandonar o mercado, deixando-a em uma situação muito ruim.

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Renacionalizada, a AvtoVAZ gradativamente vai recuperando seu portfólio, como se realmente fosse a única montadora de um país sob embargo. Para termos uma ideia, só agora os modelos Lada Vesta Sportline e Vesta SW Sportline, ganharam controles de estabilidade.

Desde a Guerra da Ucrânia, a dupla de compactos da Lada passou por diversos reveses, voltando a ser autóctone e buscando soluções caseiras para manter seus clientes diante dos canatos automotivos sob nomes chineses e até mesmo russos.

Sobreviventes, os Lada Vesta e Vesta SW continuam elegantes após a atualização de meia vida em plena guerra, adicionando alguns recursos como multimídia atualizada, freios ABS, airbags e outras coisas que haviam perdido nos primeiros dias da invasão.

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Agora, com controle de estabilidade, o Vesta Sportline pode exibir melhor sua calibração mais firme de suspensão, além de ostentar seu visual customizado, que não fica devendo nada ao ocidente. É claro, surgiu na época da Renault.

Todavia, o motor 1.8 16 V de 122 cavalos, renascido recentemente, não entra na equação, ficando mesmo o 1.6 16V de 118 cavalos, derivado do H4M da Renault. Com 15,3 kgfm, ele não parece assim tão empolgante quanto o Vesta Sport com seus 150 cavalos e 18,5 kgfm.

Mas, não é exatamente assim. Podemos dizer que passa longe do equivalente visto aqui, já que alcança 6.900 rpm até o corte de giro e, no câmbio de cinco marchas, permite que a segunda alcance 100 km/h… Preço? Parte do equivalente a R$ 133,5 mil.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X