Mesmo sob embargo, russos lançarão o primeiro SUV compacto da Lada em 18 de junho; modelo foi mostrado à Putin e aprovado

lada t 134 3
lada t 134 3

Os russos continuam sob embargo, mas isso já não faz tanta diferença num mercado dominado por marcas chinesas e com a grande nacional AvtoVAZ conseguindo reerguer-se sem a Renault.

Assim, tendo desenvolvido novos carros em meio à guerra e o limbo criado pela saída das montadoras principais, a Lada ganhará, no dia 18 de junho, seu primeiro SUV compacto monobloco.

Já mostrado para o presidente russo Vladimir Putin, o novo SUV compacto da Lada será um carro muito próximo de um crossover e terá um visual expressivo.

lada t 134 4
lada t 134 4

A principal característica positiva é que ele não é um derivado de carros de marca chinesa, como na rival renascida Moskvich, que usa carros baseados em modelos da JAC Motors.

Este crossover é derivado do Duster da geração atual na Europa, porém, com design totalmente feito pela AvtoVAZ, criando assim um modelo que mostra a independência que a Lada tinha no grupo Renault.

Algo parecido deve ser feito pela própria Renault com o Boreal, ainda que seja um produto seu, mas sem um similar na Europa.

lada t 134 5
lada t 134 5

O que se sabe desse novo carro da Lada, além das imagens já divulgadas, é que o nome poderá ser Tigris, que já foi registrado pela AvtoVAZ no serviço russo de proteção industrial.

Apresentado como “B+Cross” num formato de show car, o novo crossover da Lada poderá ainda assumir alguns dos nomes recentemente descobertos no serviço de proteção russo.

lada t 134 1
lada t 134 1

Entre as várias denominações, a AvtoVAZ registrou Mira, Avira, Sfera, Retiva e Altra, embora existam mais.

Deve-se lembrar que a Lada não terá apenas esse modelo, visto que um modelo bem-parecido com o Duster (T-134) também foi revelado a Putin em sua visita à Togliatti.

lada t 134 2
lada t 134 2

Na mecânica, o novo carro terá um motor 1.8 litro bem atualizado para entregar 135 cavalos e 18,3 kgfm, porém, comenta-se ainda que ele pode usar um motor de parceiro chinês.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X