Os russos continuam sob embargo, mas isso já não faz tanta diferença num mercado dominado por marcas chinesas e com a grande nacional AvtoVAZ conseguindo reerguer-se sem a Renault.
Assim, tendo desenvolvido novos carros em meio à guerra e o limbo criado pela saída das montadoras principais, a Lada ganhará, no dia 18 de junho, seu primeiro SUV compacto monobloco.
Já mostrado para o presidente russo Vladimir Putin, o novo SUV compacto da Lada será um carro muito próximo de um crossover e terá um visual expressivo.
A principal característica positiva é que ele não é um derivado de carros de marca chinesa, como na rival renascida Moskvich, que usa carros baseados em modelos da JAC Motors.
Este crossover é derivado do Duster da geração atual na Europa, porém, com design totalmente feito pela AvtoVAZ, criando assim um modelo que mostra a independência que a Lada tinha no grupo Renault.
Algo parecido deve ser feito pela própria Renault com o Boreal, ainda que seja um produto seu, mas sem um similar na Europa.
O que se sabe desse novo carro da Lada, além das imagens já divulgadas, é que o nome poderá ser Tigris, que já foi registrado pela AvtoVAZ no serviço russo de proteção industrial.
Apresentado como “B+Cross” num formato de show car, o novo crossover da Lada poderá ainda assumir alguns dos nomes recentemente descobertos no serviço de proteção russo.
Entre as várias denominações, a AvtoVAZ registrou Mira, Avira, Sfera, Retiva e Altra, embora existam mais.
Deve-se lembrar que a Lada não terá apenas esse modelo, visto que um modelo bem-parecido com o Duster (T-134) também foi revelado a Putin em sua visita à Togliatti.
Na mecânica, o novo carro terá um motor 1.8 litro bem atualizado para entregar 135 cavalos e 18,3 kgfm, porém, comenta-se ainda que ele pode usar um motor de parceiro chinês.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!