Já ouviu alguém falar que se você comprar dois pneus novos, eles devem ser instalados na dianteira do veículo, para melhorar na estabilidade quando virar a direção?
Pois é, muitas pessoas ainda acham isso, e pelo menos se falarmos das estatísticas referentes ao Reino Unido, por lá, metade dos motoristas tem essa ideia preconcebida na cabeça.
Quem falou que isso é completamente errado é o gerente técnica da Michelin, no Reino Unido, Brian Porteous, em entrevista para a revista Auto Express.
Ele sempre faz essa pergunta para pessoas que estão participando de palestras de segurança da empresa. São vendedores de lojas de pneus, gerentes de depósitos de pneus e responsáveis por frotas de certas empresas, e muitas vezes a resposta que ele ouve é a errada.
Até mesmo entre essas pessoas, que deveriam ter um conhecimento bem maior do que a média sobre pneus, cerca de 50% falam que os pneus novos deveriam ir na frente.
Suas razões para fazer essa afirmação sempre tem a ver com frenagens ou com a tração do veículo, já que a maioria dos carros nas ruas tem tração dianteira.
Mas, quando perguntamos para empresas que fabricam pneus, a resposta é sempre que o pneu novo, ou pelo menos mais novo, deve ser instalado atrás, para que o veículo se mantenha estável em linha reta, que é a situação onde o risco é maior.
E isso não se aplica somente a carros com tração dianteira. Serve também para com tração traseira e aqueles equipados com tração integral, ou 4×4. Todos eles respondem da mesma maneira quando atingimos um ponto de velocidade máxima da aderência lateral.
A Michelin tem um vídeo de demonstração que mostra como fica um carro com pneus mais gastos atrás, veja abaixo:
Veja no vídeo que mesmo em velocidades relativamente baixas, o carro não tem estabilidade nenhuma em curvas, perdendo a traseira com facilidade.
E olha que os pneus traseiros do carro usado no teste ainda tinham sulcos com 2,6 mm de profundidade, algo bem acima do mínimo recomendado para uso, pela legislação de trânsito do Brasil, que seria de 1,6 mm.
Então, se você colocar os pneus novos atrás, ele vai ficar estável o tempo todo. Mesmo que na frente a gente tenha pneus com meia vida, eles irão conseguir aderência o suficiente para a tração e também para frenagens.
É claro que o melhor é sempre conseguir colocar quatro pneus novos no carro de uma só vez, e ir fazendo o rodízio da posição entre eles, para garantir um desgaste similar entre todos, mas sabemos que é complicado ter o dinheiro para fazer isso, hoje em dia.
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