Minas Gerais aprova isenção de IPVA para eletrificados, mas somente Pulse e Fastback serão beneficiados

avaliacao pulse audace hybrid (2)
avaliacao pulse audace hybrid (2)

Assim como o estado de São Paulo, que aprovou isenção de IPVA para carros híbridos produzidos localmente, Minas Gerais também seguiu a mesma linha e agora dá isenção de IPVA para carros eletrificados feitos na região.

A medida do governo de Belo Horizonte beneficia diretamente os carros da Fiat, sendo eles Pulse e Fastback, que apresentam sistema micro-hibrido ou híbrido leve em seus motores GSE 1.0 turbo de até 130 cavalos de potência.

O projeto de lei 999/15 foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em caráter definitivo, mas com uma mudança importante, a isenção de IPVA, pois se previa a redução da alíquota de IPVA para carros elétricos para 1%.

Assim, diferentemente do estado vizinho, Minas Gerais inclui também, além dos carros considerados híbridos, também elétricos, movidos a gás natural ou etanol.

Nesse último, como se sabe, não existe nenhum veículo oficialmente fabricado no país ou mesmo em Minas, que seja apenas abastecido com o combustível vegetal, mas o PL 999/15 abre as portas para a Stellantis em Betim.

Como também se sabe, o mercado de carros novos em Minas Gerais se aproxima de São Paulo em vendas e já chegou a superar por pequena margem quando o vizinho do sul aumentou taxas locais referentes à comercialização de veículos no estado.

Isso ainda não é suficiente para a Stellantis simplesmente desenvolver uma variante do Firefly, por exemplo, abastecida 100% a etanol, mas a montadora tem planos de produzir carros elétricos em Betim, assim como deve ampliar a gama de híbridos na planta mineira.

Há alguns anos, a Fiat chegou a produzir o Siena e depois o Grand Siena com GNV e preparação para o mesmo, respectivamente. Repetir isso não deve ser um problema para a Stellantis, pelo menos no segundo caso, porém, o Cronos é feito na Argentina.

A alternativa seria uma versão do Fastback, devido ao porta-malas grande, com preparação para GNV, beneficiando assim taxistas, motoristas de aplicativo e consumidores que consideram o gás natural como vantagem.

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X