
O governo de Minas Gerais passou a implementar uma nova medida durante as blitzes de trânsito no Estado, onde os motoristas com débitos e pendências relacionados aos veículos poderão, no momento da abordagem, quitá-las por meio do Pix.
A medida evita, por exemplo, que o veículo seja removido ao pátio pela falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) anual.
Implementada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).
Assim, os motoristas que forem parados em operações de trânsito de Minas Gerais e estiverem com pendências relacionadas a débitos estaduais, terão a chance de quitar os débitos imediatamente por meio do Pix.
Veja também
Essa facilidade evita que o veículo seja removido, reduzindo custos e transtornos para o proprietário, relacionados ao guincho e também às diárias aplicadas em pátios de trânsito no Estado.
O governo mineiro citou como exemplos o pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) ou multas vencidas, que impedem a emissão do CRLV.
Segundo o governo de Minas, a iniciativa reforça, ainda, o caráter educativo das fiscalizações de trânsito no Estado.
Ao invés de focar somente na punição, o Estado de Minas Gerais oferece uma “alternativa prática para que o motorista se regularize, promovendo um trânsito mais justo, seguro e com menos burocracia”.
A consulta e regularização são feitas pelo aplicativo MG App, pelo site do Trânsito MG ou no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).
Usando-se o Renavam, pode-se quitar por meio de Pix, aplicativos, home banking, nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados.
Após o pagamento das taxas, o condutor deve apresentar o CRLV-e atualizado pelo site do Trânsito MG ao agente de trânsito, que assim fará a liberação do motorista.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias