Minas Gerais: Zema diz que carro elétrico é ameaça ao emprego

bio hybrid stellantis2
bio hybrid stellantis2

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, criticou duramente o carro elétrico em defesa do etanol, defendendo que esse tipo de automóvel gera demissões na indústria, durante a abertura da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em São Paulo.

Zema defende que o Brasil aposte suas fichas no etanol, focando assim em carros a combustão que usem o combustível vegetal, largamente usado no país em carros flex.

Romeu Zema comentou: “Temos que lembrar que o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui. A transição para o carro elétrico envolve a importação de bateria que pouquíssimos países produzem. Envolve destruirmos milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não vai ter mais sentido. Peças de motor a combustão, escapamentos, uma série de itens que não são utilizados no carro elétrico”.

stellantis bev 1
stellantis bev 1

O governador das Gerais ampliou a coisa e citou o estado vizinho: “Vai significar a migração de empregos sem considerar em posto de gasolina, concessionárias, etc. Precisamos mostrar que o Brasil já tem hoje uma frota considerável movida a um combustível renovável, onde o Estado de São Paulo é disparado o maior produtor de etanol. O Brasil não tem conseguido mostrar isso”.

Zema afirma que o carro a etanol está “esquecido”, alegando que este tipo de veículo, bem popular nos anos 80, é “tão sustentável quanto o elétrico ou até melhor”.

No Cosud, Zema encontrou em Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, um aliado na ideia de promover o etanol.

stellantis bev 2
stellantis bev 2

Freitas comentou: “Quando o mundo enfrentou a crise do petróleo, a cana-de-açúcar deu a resposta por meio do etanol. Quando a gente vê uma planta de cana, estamos vendo uma bateria”.

O governador paulista afirmou que “nada armazena tanta energia por biomassa como a cana-de-açúcar”.

Perto do anúncio da segunda fase do Rota 2030, conhecida como Mobilidade Verde, o debate sobre os carros elétricos no Brasil se torna cada vez mais frequente com discussões acaloradas sobre o assunto.

[Fonte: Valor]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X