Mineração sem diesel? Caminhão 100% elétrico Hitachi de 240 toneladas está revolucionando a mineração pesada

caminhao eletrico hitachi mineracao (1)
caminhao eletrico hitachi mineracao (1)

Enquanto os Estados Unidos ainda discutem se veículos elétricos são viáveis no dia a dia, o Japão está colocando caminhões de 240 toneladas para rodar em minas africanas sem uma gota de diesel.

Uma colaboração entre quatro gigantes — Hitachi, ABB, Komatsu e Sumitomo — está mostrando que eletrificar até mesmo as máquinas mais pesadas é não só possível, como estratégico para a próxima fase da transição energética global.

O projeto, que já está em operação na mina de cobre e ouro de Kansanshi, na Zâmbia, marca a estreia de um modelo de caminhão de carga 100% elétrico desenvolvido com foco em operações extremas .

A iniciativa começou com a parceria entre a Hitachi Construction Machinery e a ABB Traction, que desenvolveram o primeiro protótipo em fevereiro de 2024.

Agora, Komatsu e Sumitomo se somaram ao esforço, ampliando o alcance e o potencial da solução.

caminhao eletrico hitachi mineracao (2)
caminhao eletrico hitachi mineracao (2)

O modelo utilizado é baseado no EH4000, caminhão originalmente movido a diesel, com motor de 2.500 cavalos.

A nova versão elétrica combina uma bateria de alta capacidade com um sistema de alimentação aérea — semelhante ao de trólebus — que permite operação contínua sem a necessidade de paradas para recarga.

A lógica é simples e engenhosa: em terrenos planos, o caminhão roda apenas com energia da bateria; nas subidas, conecta-se aos cabos aéreos para puxar energia adicional; e nas descidas, recarrega o sistema com freios regenerativos.

Além da inovação no hardware, o projeto está sendo destacado como o primeiro piloto liderado por fabricantes de equipamento original (OEM) para testes reais de eletrificação pesada no setor de mineração.

A expectativa é que essa tecnologia seja aplicada de forma mais ampla à medida que a demanda por minerais usados em baterias — como lítio e níquel — dispare nas próximas décadas.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a procura por matérias-primas para baterias deve crescer até 30 vezes até 2040, com o consumo de diesel para operações industriais em queda acentuada desde 2023.

A mineração, portanto, está sob os holofotes: precisa crescer, mas com impacto ambiental reduzido — e é exatamente aí que iniciativas como essa se tornam decisivas.

Enquanto isso, o sistema desenvolvido no Japão já se mostrou tão eficiente que o caminhão pode operar praticamente sem interrupções, uma verdadeira virada de jogo para a produtividade em campo.

Ainda não há prazo definido para adoção em larga escala, mas o que já se vê é um caminho claro para a eliminação do diesel na mineração pesada, uma das áreas mais difíceis de descarbonizar.

Se antes a eletrificação era vista como algo restrito a veículos urbanos, agora até os colossos de 240 toneladas estão entrando na dança.

E com a chancela de empresas como ABB, Hitachi, Komatsu e Sumitomo, fica difícil duvidar que essa revolução é, de fato, inevitável.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.