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Mini Cooper 2019: fotos, detalhes, motor, preços, desempenho

O Mini Cooper 2019 é oferecido no Brasil com preços a partir de R$ 118.500.

O hatch britânico chega em duas variantes, uma com duas portas, configuração clássica, e a outra com quatro portas, que surgiu na atual geração, feita pela primeira vez com a plataforma modular UKL, a mesma dos BMW Série 2 Active Tourer e BMW X1, por exemplo.


Mini Cooper 2019: fotos, detalhes, motor, preços, desempenho

A história do Mini Cooper começou em 1959, com o modelo clássico, quando Sir Alec Issigonis desenhou o primeiro modelo para a British Motor Company (BMC), surgindo assim o Austin Seven e o Morris Mini-Minor.

Mini Cooper – história

Seu desenvolvimento foi feito por causa da crise do canal de Suez, que forçou os preços do petróleo e exigia que carros mais econômicos surgissem no então Império Britânico.

O projeto começou em 1956, estranhamente um ano após a Volkswagen ter engavetado o projeto EA48, um carro de dimensões e estilo muito semelhantes aos do futuro Mini. Se a Alemanha Federal – através do governo – não deseja um carro tão barato sem concorrentes no país, o Reino Unido aceitou a proposta de Issigonis.

O chamado Mini Mark I durou até 1967 e chamava atenção por ter rodas de aço com 10 polegadas, bem como por medir apenas 3,05 m.

Essa geração e a seguinte, a Mark II, foi vendida sob as duas marcas da BMC, sendo a Austin mais popular e a Morris mais requintada. Não apenas o pequeno hatch de duas portas foi feito, mas diversas variantes, incluindo picape, van, sedã e perua.

Foi montado na Austrália, além do Reino Unido. Teve também as marcas Innocenti, Riley e Wolseley. Mas, se o Cooper já havia virado um cult na Inglaterra, ganhou ainda mais fama mundial na geração Mark II.

Além de duas plantas de produção na Grã-Bretanha, o Mini Cooper também foi feito na Bélgica, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul, Iugoslávia, Espanha, Malásia e Chile, mas foi neste último, que o Mark II ganhou destaque ao ser feito com carroceria em fibra de vidro, tornando-o ainda mais leve.

O ADO 20 ou Mark III foi feito também em parte desses países, sendo o primeiro a ter a marca própria Mini estampada.

O Mini Cooper Mark III também possibilitou ao fabricante italiano Innocenti desenvolver modelos sobre a plataforma do inglês, mas desenhados por Bertone, incluindo um modelo para De Tomaso. Em 1976, a British Leyland – que surgiu após o fim da BMC – ordenou a quarta geração.

Com pequenas evoluções, seguiram as gerações Mark V, VI e VII, sendo esta última a derradeira do modelo clássico, que morreu oficialmente em 2000.

Desde sempre, o Mini Cooper teve motores pequenos de 0.9 a 1.3 litro, além de opção de câmbio automático de quatro marchas, mesmo número da versão manual.

Modelos como o Clubman, 1275 GT, Cooper, Cooper S, Moke (jipinho), Traveler, Countryman e os elegantes Riley Elf e Wolseley Hornet, fizeram a fama mundial do popular inglês, que se converteu em um anti-Beetle.

Mas, a saga continuou após 1999. A BMW havia comprado os direitos de produção e a fábrica de Oxford para dar continuidade ao Mini Cooper, mas não o modelo clássico. Com nova plataforma e desenho contemporâneo, embora com estilo retrô, o hatch apareceu no mesmo ano em que o último Mark VII foi vendido.

O motor era o brasileiro Tritec (BMW-Chrysler) 1.4 de 85 cv, tendo ainda o 1.6 com 114 cv ou 1.6 Supercharger com 163 cv. Este ganhou um motor diesel da Toyota. Surgiu também em versão conversível.

O Mini Cooper da nova geração tinha câmbio CVT e duas opções manuais, com cinco ou seis marchas. A segunda geração do modelo contemporâneo evoluiu em estrutura e incorporou o motor Prince de origem PSA.

Nascido em 2006, esse Mini Cooper mais recente teve motores 1.4 e 1.6, além de 1.6 turbo, bem como um diesel da Peugeot e um 2.0 diesel da BMW. Nas duas gerações, o modelo tinha o mesmo entre-eixos: 2,47 m.

Então, em 2013, a BMW liberou a terceira e atual geração. Feito também na Holanda pela NedCar, o modelo em produção é feito sobre a plataforma UKL e emprega motores da série B da BMW. Foi o primeiro Mini a incorporar um motor de três cilindros.

Diferentemente das gerações anteriores, incluindo o modelo clássico, o Mini Cooper atual possui duas carrocerias, uma curta com duas portas e outra longa com quatro entradas, medindo de 3,82 m a 3,98 m.

Adota os motores B38 1.2 Turbo, 1.5 Turbo e 1.5 Turbo Diesel, além do B48 2.0 diesel no Cooper D e 2.0 de 231 cv na versão John Cooper Works, além da versão com 192 cv para o Cooper S. Apesar de bem recente, essa geração já está sob a mira da próxima, que deverá ser 100% elétrica, cujo primeiro produto chega em 2019.

Mini Cooper 2019 – detalhes

O Mini Cooper 2019 tem um estilo próprio, intimamente ligado ao clássico dos anos 50. Apesar de estar em sintonia com a atualidade, ele reproduz muito bem a cultura inglesa dos anos 60. Baixo e curto, o hatch tem frente envolvente com grandes faróis arredondados e dotados de LEDs diurnos, bem como projetores em LED.

A grade arredondada com elementos em cinza dá o tom dos anos 60 no Mini Cooper 2019, embora tenha para-choque bem envolvente com faróis de neblina e entradas de ar proeminentes.

Os retrovisores redondos e as colunas retas também chamam atenção, assim como seu teto, que parece exigir uma personalização e isso o modelo tem de sobra. Na traseira, as lanternas em LED têm formato amendoado e detalhes cromados. A cobertura da placa também é personalizável, enquanto o protetor pode ser simples ou bem agressivo no JCW.

As rodas de liga leve possuem estilo diversos, indo da mais elegante à mais esportiva. Detalhes nos para-lamas dianteiros também reforçam o visual do Mini Cooper 2019.

Por dentro, o modelo chama atenção pelo grande elemento circular, que abriga a multimídia MINI Connected e sistema de áudio. Mais abaixo, comandos do ar-condicionado digital, bem como teclas estilizadas para as mais diversas funções.

Outra característica é o volante pequeno com comandos embutidos, bem como instrumentação analógica presa à coluna de direção, ficando sempre na visão do condutor. Há também HUD e console elevado para o câmbio, além de comando de navegação.

Recentemente, o modelo ganhou câmbio de dupla embreagem de sete marchas no lugar do automático de seis. Os bancos possuem apoios de cabeça redondos e o espaço geral é bem apertado, assim como o porta-malas.

Mini Cooper 2019 – novidades

A Mini anunciou há algum tempo uma versão batizada de “Top”, a configuração está disponível nas carrocerias de duas e quatro portas e tem preço inicial de R$ 124.950 na primeira opção e R$ 130.950 na segunda.

Porém, ao contrário do que o nome sugere, a nova variante não é o modelo mais caro e equipado da linha do hatch compacto – a novidade se posiciona entre a versão de entrada e a topo de linha Exclusive.

“O novo MINI Cooper Top reúne todas as qualidades decisivas para a compra de um carro: desempenho prazeroso, visual único e custo-benefício invejável para um modelo do segmento premium. Nosso objetivo é sempre oferecer ao cliente e entusiasta da MINI uma gama de produtos cada vez mais variada”, celebra Julian Mallea, diretor da MINI do Brasil.

A nova versão do Mini Cooper 2019 pode ser encontrada com 12 opções diferentes de cores para a carroceria e três tonalidades distintas de pintura de teto.

Há ainda outros diferenciais, como as rodas de liga-leve Cosmos Spoke de 17 polegadas com pintura na cor prata, assentos revestidos com Leatherette na cor preto carbono, volante esportivo com botões multifuncionais e revestimento em couro, entre outros.

A lista de equipamentos inclui também sistema multimídia MINI Visual Boost com tela de 6,5 polegadas, interface Bluetooth Hands Free e LED ring, ar-condicionado digital de duas zonas, controle de velocidade de cruzeiro com função freio, faróis full LED e faróis auxiliares em LED.

Como opcional, há rodas Cosmos Spoke na cor preta, faixas decorativas para o capô em branco e preto, teto solar panorâmico, sistema Parking Assistant (Assistente de manobras de estacionamento), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sistema de navegação MINI e sistema de som Harman Kardon HiFi.

O motor usado no Mini Cooper Top 2018 é o 1.5 TwinPower Turbo, que desenvolve 136 cavalos de potência, entre 4.400 e 6.000 rpm, e 22,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático Steptronic de seis velocidades.

O modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem velocidade limitada a 210 km/h.

Mini Cooper 2019 – versões

  • Mini Cooper 3P 2018
  • Mini Cooper Top 3P 2018
  • Mini Cooper S 3P 2018
  • Mini Cooper JCW 3P 2018
  • Mini Cooper Top 5P 2018
  • Mini Cooper S 5P 2018
  • Mini Cooper JCW 5P 2018
  • Mini Cooper S Cabrio 2P 2018

Mini Cooper 2019 – equipamentos

Mini Cooper 3P 2018 – Motor B38 1.5 TwinPower Turbo com 136 cv e 22,5 kgfm, mais câmbio automático de seis marchas. Ar-condicionado digital, airbag duplo, airbags laterais, direção elétrica, rodas de liga leve Heli Spoke de 15 polegadas, faróis de neblina, LEDs diurnos, bancos em tecido, piloto automático, multimídia MINI Connected, luz traseira de neblina, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico, grafismos na pintura, entre outros.

Opcionais: controle de distância para estacionamento, assistente de estacionamento, bancos em tecido-couro, sistema de navegação MINI, Bluetooth com USB, teto solar panorâmico em cristal, teto em cor contrastante, pintura metálica em dois tons e MINI Excitement Package.

Mini Cooper Top 3/5P 2018 – Itens acima, mais ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga-leve Cosmos Spoke de 17 polegadas, volante esportivo com botões multifuncionais e revestimento em couro, assentos revestidos com Leatherette na cor preto carbono, controle de velocidade de cruzeiro com função freio, multimídia com tela de 6,5 polegadas, entre outros.

Opcionais: rodas de liga leve Cosmos Spoke na cor preta, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon Hi-Fi, faixas decorativas para o capô em branco e preto, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de estacionamento, câmera de ré e sistema de navegação MINI.

Mini Cooper S Cabrio/3P/5P 2018 – Motor B48 2.0 TwinPower Turbo com 192 cv e 28,5 kgfm, mais câmbio automático de seis marchas esportivo. Itens acima, mais rodas de liga leve Tentacle Spoke de 17 polegadas, bancos em tecido-couro, controle de distância de estacionamento, parafuso de roda antifurto, sensor de chuva, luz de neblina traseira, Bluetooth com USB, sistema de navegação MINI Professional, HUD, Mini Driving Modes, Performance Control, câmera de ré, capota com acionamento elétrico (Cabrio), controle eletrônico de amortecimento, entre outros.

Opcionais: bancos em couro, faróis de neblina em LED, faróis full LED, pneus run flat, rádio Visual Boost, sistema de som Harman Kardon Hi-Fi e MINI Excitement Package.

Mini Cooper JCW 3P/5P 2018 – Motor B48 2.0 TwinPower Turbo com 231 cv e 32,5 kgfm, mais bancos esportivos em couro e tecido exclusivo, acabamento em dois tons, pintura em dois tons com faixas exclusivas, suspensão esportiva, rodas de liga leve JCW de 18 polegadas, escape duplo cromado, para-choque com entradas de ar adicionais, faróis de neblina em LED, faróis full LED, pneus run flat, defletor de ar traseiro, difusor de ar, sistema de som Harman Kardon Hi-Fi, entre outros.

Mini Cooper 2019 – preços

  • Mini Cooper 3P 2018 – R$ 118.500
  • Mini Cooper Top 3P 2018 – R$ 124.950
  • Mini Cooper S 3P 2018 – R$ 150.500
  • Mini Cooper JCW 3P 2018 – R$ 175.950
  • Mini Cooper Top 5P 2018 – R$ 130.950
  • Mini Cooper S 5P 2018 – R$ 156.500
  • Mini Cooper JCW 5P 2018 – R$ 169.950
  • Mini Cooper S Cabrio 2P 2018 – R$ 165.500

Mini Cooper 2019 – motor

O Mini Cooper 2019 emprega a série B de motores da BMW, composto pelos propulsores B38 1.5 TwinPower Turbo e B48 2.0 TwinPower Turbo. O primeiro entrega 136 cv e 23,5 kgfm. Já o segundo tem duas versões, sendo uma de 192 cv e 28,5 kgfm no Cooper S e 231 cv com 32,5 kgfm no John Cooper Works.

Trata-se de uma família de motores modulares de três (1.5) ou quatro cilindros ( 2.0) com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível, sendo feitos completamente em alumínio e pesando bem pouco.

A rotação de potência é de 6.000 rpm, exceto no 2.0 mais potente, que entrega tudo em 5.200 rpm. Já o torque em todos é oferecido a partir de 1.250 rpm, mantendo-se pleno até 5.000 rpm.

Em todos os casos, o motor BMW B38/48 utiliza câmbio automático Steptronic da Aisin, que tem seis marchas e opção de versão esportiva. Mas, essa caixa não deve durar muito, pois a MINI está introduzindo na Europa uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas e paddle shifts.

O Mini Cooper 2019 com estas três opções, garante um bom desempenho.

Mini Cooper 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Mini Cooper 1.5 2018 – 8,1 segundos e 207 km/h
  • Mini Cooper S 2.0 2018 – 7,1 segundos e 228 km/h
  • Mini Cooper JCW 2.0 2018 – 6,1 segundos e 246 km/h

O Mini Cooper 2019 é um carro de excelente dirigibilidade, seja lá qual for o motor utilizado por ele. Na versão 1.5 Twin-Power Turbo, o hatch com cinco portas apresenta bom torque em baixa rotação, o que garante melhor condução em qualquer regime, já que o propulsor é bem elástico.

Bom nas saídas, ele é igualmente breve nas retomadas. O câmbio automático de seis marchas é bom, mas poderia ter uma marcha adicional.

A direção é bem direta e leve, assim como a suspensão tem um ajuste menos firme e mais prazeroso no dia a dia. Freios e estabilidade correspondem ao esperado. A visibilidade, no entanto, é limitada.

Já no Mini Cooper S 2018, o motor 2.0 de 192 cv empurra muito bem e já é mais do que se poderia esperar para o hatch britânico. Tem pegada de esportivo, mas ao mesmo tempo é o mais eficiente da gama, podendo fazer 14 km/litro na estrada.

Por fim, o Mini Cooper JCW 2018 é esportividade ao extremo, mesmo tendo 231 cv e 32,5 kgfm. O câmbio automático de seis marchas é esportivo e não depõe contra o conjunto, como seria de esperar.

A suspensão é muito firme e gera bastante desconforto no dia a dia de ruas esburacadas. Mas, garante excelente estabilidade e uma condução empolgante. Como num kart, a direção é bem direta e nervosa nas respostas.

Com saídas muito rápidas, o esportivo tem retomadas dignas de um carro de pista. Freia bem e segura firme nas curvas.

Mini Cooper 2019 – consumo

Cidade

  • Mini Cooper 1.5 2018 – 11,3 km/litro de gasolina
  • Mini Cooper S 2.0 2018 – 11,1 km/litro de gasolina
  • Mini Cooper JCW 2.0 2018 – 10,6 km/litro de gasolina

Estrada 

  • Mini Cooper 1.5 2018 – 13,7 km/litro de gasolina
  • Mini Cooper S 2.0 2018 – 14,0 km/litro de gasolina
  • Mini Cooper JCW 2.0 2018 – 13,2 km/litro de gasolina

Mini Cooper 2019 – manutenção e revisão

O Mini Cooper 2019 não tem um plano de manutenção com revisões fixas. Tudo é controlado por um sistema de conexão remota que avalia o estado geral do veículo e reporta ao concessionário se o carro precisa ou não passar por uma revisão.

De forma automática, um aviso é enviado ao painel de instrumentos indicando a necessidade de troca de alguns componentes, cabendo ao proprietário visitar ao revendedor com margem de 2.000 km antes ou depois da quilometragem especificada.

Para o Mini Cooper 2019, os pacotes de manutenção da MINI são divididos em dois, assim como na BMW, podendo ser utilizados pelo cliente exclusivamente na primeira e/ou na segunda revisão, sendo estas indicadas pelo sistema CBS (Condition Based Service) no display do veículo.

O pacote MINI Maintenance 1 compreende: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, mão de obra e leitura da chave e reset do CBS.

O pacote MINI Maintenance 2 compreende: substituição da quantidade de óleo recomendada pela marca inglesa, troca de filtro de óleo, troca do filtro de combustível, troca do microfiltro do ar-condicionado, substituição da bateria da chave, mão de obra, leitura da chave e reset do CBS.

Mini Cooper 2019 – ficha técnica

Motor

1.5 TwinPower Turbo

2.0 TwinPower Turbo

2.0 TwinPower Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1499

1998

1998

Válvulas

12

16

16

Taxa de compressão

11:1

11:1

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 136 cv @ 6000 rpm

Gasolina: 192 cv @ 6000 rpm

Gasolina: 231 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 22,5 kgfm @ 1250 rpm

Gasolina: 28,5 kgfm @ 1250 rpm

Gasolina: 32,5 kgfm @ 1250 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Automática 6 marchas

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink, barra estabilizadora

Multilink, barra estabilizadora

Multilink, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve 15 polegadas

Liga leve 17 polegadas

Liga leve 18 polegadas

Pneus

195/65 R15

205/45 R17

205/40 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

3821 (3P) 3892 (5P)

3821 (3P) 3892 (5P)

3821 (3P) 3892 (5P)

Largura sem retrovisores (mm)

1727

1727

1727

Altura (mm)

1414

1414

1414

Distância entre os eixos (mm)

2495 (3P) 2567 (5P)

2495 (3P) 2567 (5P)

2495 (3P) 2567 (5P)

Capacidades

Porta-malas (litros)

211 (3P) 268 (5P)

211 (3P) 268 (5P)

211 (3P) 268 (5P)

Tanque (litros)

44 (3P/5P)

40 (Cabrio) 44 (3P/5P)

44 (3P/5P)

Carga útil (kg)

450

470

450

Peso em ordem de marcha (kg)

1250 (3P)

1250 (3P)

1250 (3P)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

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