Mito da degradação rápida das baterias de EVs é destruído por estudo com 1.300 carros usados

avaliacao byd dolphin mini preto (3)
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Um novo estudo realizado na Suécia acaba de colocar por terra um dos principais argumentos usados por críticos dos carros elétricos.

A análise, feita pela plataforma de veículos usados Kvdbil, avaliou a saúde das baterias de mais de 1.300 veículos eletrificados, sendo 723 deles 100% elétricos.

O resultado é claro: a tão falada “morte prematura” das baterias simplesmente não se confirma na prática.

O levantamento revelou que 8 em cada 10 EVs usados testados ainda mantêm mais de 90% da capacidade original de suas baterias.

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Apesar de não terem divulgado a quilometragem média dos carros avaliados, a amostra representa praticamente todos os elétricos usados que passaram pela plataforma sueca nos últimos tempos.

kia ev6 (1)
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Para quem pensa em comprar um EV usado, os dados trazem uma injeção de confiança.

Martin Reinholdsson, responsável pelos testes na Kvdbil, foi categórico ao comentar os resultados: a degradação das baterias ocorre de forma lenta, graças a tecnologias avançadas e soluções como o resfriamento das células.

Entre os modelos com melhor desempenho, a Kia se destacou ocupando os dois primeiros lugares do ranking, com o EV6 e o e-Niro.

Logo atrás veio o Tesla Model Y, o carro mais popular da lista e que, ainda assim, apresentou uma saúde de bateria bastante positiva.

volvo xc40 recharge p8 1
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Outros modelos que apareceram no top 10 incluem o Opel Mokka-e, Mazda MX-30, Audi Q4 e-tron, Fiat 500e, Volvo XC40 Recharge, Citroën e-C4 e Volkswagen ID.4.

Quando o ranking foi feito por marca — considerando todos os modelos testados — a Tesla ficou em quarto lugar, atrás de Kia, Audi e Opel.

No entanto, especialistas apontam que esse resultado pode ser influenciado pela média de idade e quilometragem dos veículos de cada marca, o que ainda precisa ser normalizado nos dados.

Além dos números promissores, o estudo também reforça a importância de hábitos corretos de carregamento para manter a saúde das baterias.

tesla model y standard (11)
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Carregar até 80% no dia a dia e evitar o uso frequente de carregadores ultrarrápidos são práticas que fazem diferença no longo prazo.

A constatação vai de encontro ao que muitos proprietários de EVs já relatam: há baterias com mais de uma década de uso que ainda entregam performance bastante aceitável.

Durante anos, críticos apontaram que os carros elétricos exigiriam substituições de bateria caríssimas após 5 ou 8 anos de uso.

Essa preocupação, embora legítima no início da era dos EVs, parece cada vez mais infundada com os dados atuais.

As baterias modernas, com resfriamento líquido e gerenciamento eletrônico inteligente, estão se mostrando incrivelmente resistentes.

Com a comprovação de que 80% dos elétricos usados mantêm mais de 90% da capacidade da bateria, o mercado de seminovos elétricos ganha um respaldo técnico importante.

Ao que tudo indica, o temor de que as baterias “morram cedo” está ficando para trás, e o futuro dos EVs — inclusive no mercado de usados — parece cada vez mais promissor.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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