L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

O segmento de picapes médias tem como uma das representantes a Mitsubishi L200 Triton 2021 no mercado brasileiro.


Também conhecida como L200 Triton Sport 2021, a picape da marca japonesa é um dos modelos mais tradicionais da categoria e conta com versões destinadas ao trabalho e também outras configurações focadas no conforto e tecnologia.

A atual linha Mitsubishi L200 Triton 2021 está disponível nas versões de acabamento Outdoor GLX e Outdoor GLS (ambas sem a última reestilização) e nas novas Sport GLS, Sport HPE e Sport HPE-S.

Todas elas são dotadas do mesmo motor, um 2.4 litros turbodiesel de quatro cilindros, com câmbio manual ou automático e sempre com tração 4×4. Seus preços partem de R$ 163.990.

Confira tudo sobre a L200 Triton 2021:

Mitsubishi L200 Triton 2021 – detalhes

A Mitsubishi L200 2021 mantém a conhecida “J-Line”, linha em “J” que separa caçamba da cabine de passageiros, a fim de permitir um entre eixos menor e evitar redução de espaço no banco traseiro, sendo esta a maior característica desta e da geração anterior.

O estilo pode ser mantido ainda na próxima geração, embora a Renault-Nissan-Mitsubishi venha a criar algo realmente novo para suas picapes na década seguinte.

Com volume da caçamba de 1.046 litros e capacidade de carga de mais de uma tonelada, a Mitsubishi L200 2021 tem frente com faróis de xênon com LEDs diurnos na versão HPE-S, além de grade com detalhes cromados e faróis de neblina.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

Na traseira, as lanternas ficaram mais envolventes e a tampa de carga agora possui um contrapeso para reduzir os esforços no manuseio. As rodas de liga leve são aro 16 com pneus 265/70 R16 ou de 17 polegadas com pneus 265/65 R17.

O para-choque traseiro tem sensor de estacionamento e pintura na cor da carroceria com molduras pretas.

Por dentro, o interior da Mitsubishi L200 2021 traz detalhes de acabamento em Black e Chrome Silver, tendo como destaque a multimídia com tela de sete polegadas, navegador GPS, TV digital, hotspot Wi-Fi, espelhamento de smartphone, CD/MP3/USB/DVD, Bluetooth, entre outros recursos.

No sol forte, o reflexo dificulta a visualização das informações no painel, cujo quadro de instrumentos é analógico com computador de bordo de 12 funções.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

A Mitsubishi L200 2021 conta ainda com trio elétrico, coluna de direção ajustável, sensores de chuva e crepuscular, entre outros. O ar-condicionado é dual zone e o acabamento das portas e bancos é em couro.

O espaço interno é bom, ficando um pouco abaixo das rivais no que diz respeito ao espaço para pernas atrás. O assento do condutor tem ajuste elétrico, enquanto os retrovisores possuem rebatimento elétrico.

A Mitsubishi L200 2021 ainda incorpora os modos 4×2, 4×4 integral (com variação de força), 4×4 com diferencial central bloqueado (4HLc) e 4×4 com diferencial central bloqueado e reduzida (4LLc), bem como um modo esportivo integrado às trocas manuais na alavanca ou paddle shifts.

Já a tração Super Select II é descrita pela Mitsubishi como a mais completa do mercado e existe a função de bloqueio do diferencial traseiro, acionado no painel.

A carroceria recebeu melhor tratamento acústico e estrutural, favorecendo a absorção de impactos. A suspensão dianteira é de duplo braço, enquanto a traseira com eixo rígido tem feixes de molas maiores. Novos batentes também foram adicionados ao chassi.

Com até sete airbags (incluindo joelho), a Mitsubishi L200 2021 tem ainda controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa ou declive (ré), freios ABS com EDB e frenagem de emergência.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

Mitsubishi L200 Triton 2021 – novidades

Depois de algum tempo com o mesmo visual, a Mitsubishi L200 Triton 2021 chegou com boas novidades.

A principal foi a mudança em seu estilo, tendo agora o conhecido “Dynamic Shield“, que também é visto em vários outros modelos da marca por aqui. Com isso, a grade foi alterada e os faróis ficaram mais finos, enquanto que os faróis de neblina ficam numa posição superior.

Além do novo design, a picape também ganhou um novo câmbio automático de seis marchas, substituindo o anterior de cinco posições. O motor continua o mesmo, com 2,4 litros, 190 cv e 43,9 kgfm.

Outra adição chamativa à linha da L200 Triton 2021 foi a versão Sport Sertões, que tem o mesmo visual atualizado das versões mais caras. Essa série especial tem vários itens exclusivos e uma pintura que mistura tons sóbrios com detalhes em laranja.

Disponível sob encomenda, ela pode ser baseada nas três versões da L200 Triton Sport 2021 (GLS, HPE ou HPE-S), sempre com o mesmo motor 2.4 a diesel de 190 cv.

Confira abaixo as mudanças introduzidas na linha 2020:

A linha 2020 da Mitsubishi L200 Triton Sport chegou com uma boa novidade para os fãs da picape: uma nova versão de entrada, chamada L200 Triton Sport Outdoor.

Essa nova versão, a única da linha que custa menos de R$ 130 mil, tem um visual diferenciado. A frente conta com um novo para-choque de impulsão na cor preta com skid plate integrado em grafite. Além disso, ela se diferencia pela grade frontal, novas rodas de liga leve de 16 polegadas e retrovisores pretos.

Pelo restante da carroceria, a versão Outdoor se destaca pelos emblemas exclusivos, capota marítima, protetor de caçamba e brake light. Já por dentro, essa configuração tem painel com acabamento em fibra de carbono e sistema multimídia com tela de 7 polegadas, com funções de espelhamento e Bluetooth.

O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel do restante da linha, com 190 cv e 43,9 kgfm de torque, mas com câmbio manual de seis marchas.

Além dessa novidade na linha 2020, a Mitsubishi L200 Triton Sport continua com as alterações do ano passado, que incluem novidades no visual, no acabamento interno, na gama de versões e na lista de equipamentos. Um dos destaques foi a nova grade frontal, com desenho mais harmônico, constituída por barras horizontais cromadas.

A L200 Triton HPE-S, versão mais cara da linha, passou a ter novas rodas de liga-leve de 17 polegadas, novos faróis Dark Chrome e um novo sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e conexão WiFi, que permite o acesso a apps como Waze e Spofity.

Já a L200 Triton HPE, segunda versão mais cara da gama, trouxe novas rodas diamantadas de 16 polegadas e grade e faróis com acabamento Dark Chrome. Ela tem também o sistema multimídia Android Auto e Apple CarPlay.

Outra novidade da gama é a nova versão GLS 2.4 AT, a mais barata da linha com transmissão automática. Ela vem com grade frontal cromada customizável e retrovisores e maçanetas Body Color. Outra variante é a GLX com câmbio manual de seis marchas e tração 4×4, com novas rodas e pneus ATR 16’’, faróis com máscara negra e grade frontal Black.

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Mitsubishi L200 Triton 2021 – versões

A linha da Mitsubishi L200 Triton 2021 está distribuída em várias versões de acabamento diferentes, todas equipadas com motor 2.4 litros turbodiesel de quatro cilindros e tração 4×4, com opção de câmbio manual ou automático.

Confira abaixo as versões da L200 Triton 2021:

  • Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4 MT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Sport GLS 2.4 AT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2.4 AT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2.4 AT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões GLS 2.4 AT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões HPE 2.4 AT 4×4 2021
  • Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões HPE-S 2.4 AT 4×4 2021

Cores disponíveis: Azul Baikal, Branco Fuji, Cinza Londrino, Prata Cool, Marrom Cacau, Preto Ônix, Vermelho Rubi e Prata Lítio.

Mitsubishi L200 Triton 2021 – equipamentos

Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4 MT 4×4 2021

Equipada de série com sistema multimídia de 7 polegadas com espelhamento de tela, caçamba com acabamento X Liner, capota marítima, painel com acabamento em fibra de carbono, para-choque de impulsão, entre outros.

Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT 4×4 2021

Equipada de série com câmbio automático, controle ativo de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, rodas de 16 polegadas com pneus All-Terrain Plus, para-choque de impulsão com skid plate integrado, entre outros.

Mitsubishi L200 Triton Sport GLS 2.4 AT 4×4 2021

Equipada de série com rodas de 18 polegadas, central multimídia de 7 polegadas JBL com tela sensível ao toque, ar-condicionado digital automático, display colorido no painel, volante com ajuste de altura e profundidade, assistente de condução com trailer (TSA), entre outros.

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2.4 AT 4×4 2021

Se diferencia por itens como caçamba com proteção X Liner, full airbags, ar-condicionado digital automático dual zone, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2.4 AT 4×4 2021

Além dos itens acima, conta com assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, sistema Auto High Beam, farol bi-LED, sistema de frenagem autônoma, sistema de monitoramento de pontos cegos, sistema de prevenção de aceleração involuntária, controle de descida em rampas, sistema de aviso de tráfego traseiro, controle ativo de estabilidade, aviso de saída de faixa de rolamento, entre outros.

Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões 2.4 AT 4×4 2021

Pode ser baseado nas versões GLS, HPE ou HPE-S, com os mesmos itens acima. Visualmente ganha vários detalhes externos e internos na cor laranja, inscrições da série especial, pneus de uso misto, adesivos decorativos, tapetes de borracha, entre outros.

Mitsubishi L200 Triton 2021 – preços

Para adquirir uma L200 Triton 2021, é preciso desembolsar pelo menos R$ 163.990. A versão mais completa da picape pode alcançar os R$ 241.990 – uma diferença de quase R$ 80 mil frente ao modelo de entrada, isso sem contar a série especial Sertões que não teve seus preços divulgados ainda.

Confira abaixo os preços da L200 Triton 2021:

  • Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4 MT 4×4 2021 – R$ 163.990
  • Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT 4×4 2021 – R$ 176.990
  • Mitsubishi L200 Triton Sport GLS 2.4 AT 4×4 2021 – R$ 198.990
  • Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2.4 AT 4×4 2021 – R$ 219.990
  • Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2.4 AT 4×4 2021 – R$ 241.990
  • Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões GLS 2.4 AT 4×4 2021 – sob encomenda
  • Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões HPE 2.4 AT 4×4 2021 – sob encomenda
  • Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões HPE-S 2.4 AT 4×4 2021 – sob encomenda

*Preços com base no configurador online da Mitsubishi em dezembro de 2020.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

Mitsubishi L200 Triton 2021 – motor

Todas as versões da L200 Triton Sport 2021 usam o motor 2.4 litros turbodiesel, fabricado em alumínio e dotado do sistema MIVEC, que entrega torque elevado em baixas rotações e boa dose de potência em regimes elevados, além da turbina de geometria variável.

Ele consegue desenvolver 190 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque. Junto a este propulsor está um câmbio manual de seis marchas ou automático de seis velocidades. Este último tem paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha.

Há também o sistema de tração Super Select II 4×4, com os modos 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. As trocas podem ser feitas por meio de um botão seletor posicionado no console central. Ele tem ainda bloqueio do diferencial do eixo traseiro.

Mitsubishi L200 Triton 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Mitsubishi L200 Triton 2.4 Sport Diesel MT – 10,2 segundos e 180 km/h
  • Mitsubishi L200 Triton 2.4 Sport Diesel AT – 10,4 segundos e 175 km/h

A Mitsubishi L200 Triton 2021 apresenta um bom conjunto. A renovação, porém, ainda não trouxe um aumento nas vendas. Não à toa, o modelo é um dos mais destacados do segmento, embora dispute apenas o décimo lugar nos comerciais leves com a Amarok.

O motor 2.4 de 190 cv e 43,9 kgfm dá conta do recado, sendo suave no funcionamento e bastante silencioso.

Facilmente o ponteiro passa dos 4.000 rpm, especialmente utilizando-se as mudanças manuais. As respostas, como em todo motor diesel, são um pouco mais lentas, mas apresenta respostas adequadas em aceleração e retomada.

Essa quinta geração apresenta uma boa dirigibilidade tanto na estrada quanto no off-road.

O câmbio automático tem engates suaves e bom escalonamento, mudando sempre acima de 2.000 rpm. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.500 rpm. Mas, em alguns momentos, é possível rodar abaixo disso.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

O consumo, de acordo com a Mitsubishi é de 9,9 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada, o que é muito bom para uma picape.

Em alguns momentos a direção endurece, mas depois fica muito sensível aos movimentos. A suspensão tem um bom ajuste e absorve bem ruídos e trepidação do solo. Os freios são bem dimensionados para o veículo.

A direção é hidráulica, mas contrariando as expectativas, ela se apresenta muito dura em manobras ou baixa velocidade, ficando leve demais em condução, especialmente na estrada.

No fora de estrada, a L200 Triton Sport 2021 mantém a reputação de sempre, sendo muito valente na transposição de obstáculos e água graças aos ângulos de ataque e saída de 30° e 22°, respectivamente, além de inclinação lateral de até 45° e vão livre do solo de 22 cm.

Como a caçamba é longa, existe uma forte tendência de sair de traseira, mas ela é de fácil correção. Na água, o desenho frontal permite cortar sem a projeção de água no para-brisa. Além disso, a suspensão traseira não pula muito quando vazia.

Pode-se observar o bom comportamento da Mitsubishi L200 Triton 2021 no off-road realizando vários exercícios, inclusive descendo elevações muito íngremes, valetas, buracos, troncos, lama, areia, entre outros obstáculos.

O sistema Super Select II também permite ajustar a força de cada roda, especialmente quando a função de bloqueio do diferencial traseiro está ativado, além de descer enormes ladeiras em primeira marcha, já que não há controle de descida.

A Mitsubishi diz que o projeto foi focado no consumidor rural, que precisa de capacidade de carga, robustez e ao mesmo tempo tendo conforto e performance, mas não deixando de lado a segurança.

Mesmo em um buraco, onde a Mitsubishi L200 Triton 2021 não sai simplesmente com 4×4, a função transfere a tração da roda suspensa ou patinando para a roda com melhor atrito. A modulação de força no geral é suficiente para que a picape saia bem das piores situações.

L200 Triton 2021: preço, motor, consumo, manutenção equipamentos

Mitsubishi L200 Triton 2021 – consumo

Cidade

  • Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel MT – 10,0 km/litro no diesel
  • Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel AT – 9,9 km/litro no diesel

Estrada

  • Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel MT – 12,0 km/litro no diesel
  • Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel AT – 11,8 km/litro no diesel

Mitsubishi L200 Triton 2021 – manutenção e revisão

Nas revisões, a Mitsubishi L200 Triton 2021 tem custo diferenciado entre as versões Outdoor (com visual antigo) e Sport (visual renovado). O modelo atualizado tem valores mais baixos, quase sempre de R$ 937, exceto na quarta revisão, que custa R$ 1.090.

Em seis visitas à rede Mitsubishi, o proprietário vai pagar R$ 5.775. O seguro varia de 3,5% a 5% do valor do veículo.

Já no modelo Outdoor, o valor das paradas até os 60.000 km sobe para R$ 8.589 (MT) ou R$ 8.546 (AT).

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços L200 Outdoor

Preços L200 Sport 

10.000 km

R$ 1.302

R$ 937

20.000 km

R$ 1.302

R$ 937

30.000 km

R$ 1.302

R$ 937

40.000 km

R$ 2.079 (MT) / R$ 2.036 (AT)

R$ 1.090

50.000 km

R$ 1.302

R$ 937

60.000 km

R$ 1.302

R$ 937

Mitsubishi L200 Triton 2021 – ficha técnica

Motor

2.4 Flex Outdoor (descontinuada)

3.2 Diesel GLX/Savana (descontinuada)

2.4 Diesel Sport

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2351

3200

2442

Válvulas

16

16

16

Taxa de compressão

9:1

17:1

15,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 138 cv @ 5000 rpm / Etanol: 142 cv @ 5000 rpm

Diesel: 180 cv @ 3500 rpm

Diesel: 190 cv @ 3500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 21,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 22,0 kgfm @ 4000 rpm

Diesel: 38,0 kgfm @ 2000 rpm

Diesel: 43,9 kgfm @ 2500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / Automática 5 marchas

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Tração

Tipo

4×2

4×4

4×4

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Braços sobrepostos

Braços sobrepostos

Braços sobrepostos

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Liga Leve 16 polegadas

Pneus

265/70 R16

225/75 R16

265/70 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

5115

5295

5280

Largura sem retrovisores (mm)

1800

1750

1815

Altura (mm)

1780

1760

1795

Distância entre os eixos (mm)

3000

3000

3000

Capacidades

Porta-malas (litros)

788

1040

1046

Tanque (litros)

90

90

75

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

950

1040

1075 / 1060 (AT)

Peso em ordem de marcha (kg)

1600

1940 / 1950

1875 / 1890 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

ND

Mitsubishi L200 Triton 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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