O segmento de picapes médias tem como uma das representantes no mercado brasileiro a L200 Triton.
Também conhecida como L200 Triton Sport, a picape da marca japonesa é um dos modelos mais tradicionais da categoria e conta com versões destinadas ao trabalho e também outras configurações focadas no conforto e tecnologia.
A atual linha da L200 Triton 2023 está disponível nas versões de acabamento Savana, Outdoor GLX e Outdoor GLS (todas sem a última reestilização) e nas novas Sport GLS, Sport HPE e Sport HPE-S.
Todas são dotadas do mesmo motor, um 2.4 litros turbodiesel de quatro cilindros, com câmbio manual ou automático e sempre com tração 4×4.
Seus preços partem de R$ 238.990.
Novidades recentes
Em agosto de 2022, a linha da picape ganhou a versão especial L200 Triton Sport Sertões, lançada por R$ 299.990 e limitada a apenas 100 unidades. A preferência para adquiri-la será de atuais clientes da marca.
Visualmente, a novidade contrasta a carroceria cinza e as rodas escurecidas com diversos detalhes em laranja, como nos adesivos e apliques nos para-choques. Ela ainda tem bagageiro e snorkel.
Por dentro, o esquema de cores continua no painel e no console, isso sem citar a plaqueta de identificação da versão. O assoalho tem borracha vulcanizada, o que permite lavar para remover sujeiras mais pesadas.
A lista de equipamentos é baseada na opção intermediária HPE, enquanto o motor continua o mesmo 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4.
Veja o que mudou antes disso:
A última novidade da Mitsubishi L200 Triton foi a volta da conhecida versão Savana, que chegou em abril de 2021 por R$ 204.990. Em poucos meses, porém, seu preço já havia subido para R$ 215.990.
Essa versão tem uma proposta totalmente voltada para o off-road.
Ela se baseia na versão Outdoor GLS AT, mas adiciona snorkel (com capacidade de imersão de 700 mm, o que supera em 16,7% a L200 tradicional), para-choque de impulsão e bagageiro no teto (que suporta até 50 kg) com prancha de desencalhe.
todas as versões
A linha está distribuída em várias versões de acabamento diferentes, todas equipadas com motor 2.4 litros turbodiesel de quatro cilindros e tração 4×4, com opção de câmbio manual ou automático.
- Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4 MT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Savana GLS AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Sport GLS 2.4 AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2.4 AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões 2.4 AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2.4 AT 4×4
Cores disponíveis: Branco Fuji, Cinza Londrino, Prata Lítio, Preto Ônix, Amarelo Rally, Bege Jizan, Azul Baikal, Verde Forest e Vermelho Lucid.
Equipamentos originais
L200 Triton Outdoor GLX
Equipada de série com sistema multimídia de 7 polegadas com espelhamento de tela, caçamba com acabamento X Liner, capota marítima, painel com acabamento em fibra de carbono, para-choque de impulsão, entre outros.
L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT 4×4
Equipada de série com câmbio automático, controle ativo de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, rodas de 16 polegadas com pneus All-Terrain Plus, para-choque de impulsão com skid plate integrado, entre outros.
L200 Triton Savana GLS AT 4×4
É baseada na versão acima e adiciona snorkel, para-choque de impulsão, bagageiro no teto com prancha de desencalhe, acabamento em grafite (para-choques, rodas, espelhos retrovisores e maçanetas), tapetes de borracha, bancos com revestimento em preto e nova moldura para a central multimídia.
L200 Triton Sport GLS 2.4 AT 4×4
Equipada de série com rodas de 18 polegadas, central multimídia de 7 polegadas JBL com tela sensível ao toque, ar-condicionado digital automático, display colorido no painel, volante com ajuste de altura e profundidade, assistente de condução com trailer (TSA), entre outros.
L200 Triton Sport HPE 2.4 AT 4×4
Se diferencia por itens como caçamba com proteção X Liner, full airbags, ar-condicionado digital automático dual zone, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.
L200 Triton Sport Sertões 2.4 AT 4×4
Itens da versão HPE + visual com detalhes em laranja na carroceria (adesivos), para-choques, painel e console, rodas escurecidas aro 17 com pneus Pirelli All Terrain Plus 265/65 R17, entre outros.
L200 Triton Sport HPE-S 2.4 AT 4×4
Além dos itens acima, conta com assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, sistema Auto High Beam, farol bi-LED, sistema de frenagem autônoma, sistema de monitoramento de pontos cegos, sistema de prevenção de aceleração involuntária, controle de descida em rampas, sistema de aviso de tráfego traseiro, controle ativo de estabilidade, aviso de saída de faixa de rolamento, entre outros.
Valores
- Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 2.4 MT 4×4 – R$ 238.990
- Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 AT 4×4 – R$ 248.990
- Mitsubishi L200 Triton Savana GLS AT 4×4 – R$ 253.990
- Mitsubishi L200 Triton Sport GLS 2.4 AT 4×4 – R$ 263.990
- Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2.4 AT 4×4 – R$ 287.990
- Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões 2.4 AT 4×4 – R$ 299.990
- Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2.4 AT 4×4 – R$ 316.990
*Preços com base no configurador online da Mitsubishi.
Motor 2.4
Todas as versões da Triton Sport 2023 usam o motor 2.4 litros turbodiesel, fabricado em alumínio e dotado do sistema MIVEC, que entrega torque elevado em baixas rotações e boa dose de potência em regimes elevados, além da turbina de geometria variável.
Ele consegue desenvolver 190 cv e 43,9 kgfm de torque. Junto a este propulsor está um câmbio manual de seis marchas ou automático de seis velocidades.
Este último tem paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha.
Há também o sistema de tração Super Select II 4×4, com os modos 4x2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida.
As trocas podem ser feitas por meio de um botão seletor posicionado no console central. Ele tem ainda bloqueio do diferencial do eixo traseiro.
Aceleração e velocidade máxima
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Sport Diesel MT – 10,2 segundos e 180 km/h
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Sport Diesel AT – 10,4 segundos e 175 km/h
Consumo
Cidade
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel MT – 10,5 km/litro no diesel
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel AT5 – 9,8 km/litro no diesel
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel AT6 – 9,2 km/litro no diesel
Estrada
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel MT – 12,5 km/litro no diesel
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel AT5 – 11,1 km/litro no diesel
- Mitsubishi L200 Triton 2.4 Diesel AT6 – 10,2 km/litro no diesel
Manutenção e Custo de revisões
Nas revisões, ela tem custo diferenciado entre as versões Outdoor (com visual antigo) e Sport (visual renovado).
O modelo atualizado tem valores mais baixos, quase sempre de R$ 1.616, exceto na quarta revisão, que custa R$ 1.845.
Revisão |
Custo |
Custo |
Quilometragem |
Preços L200 Outdoor e Savana |
Preços L200 Sport |
10.000 km |
R$ 1.616 |
R$ 1.616 |
20.000 km |
R$ 1.616 |
R$ 1.616 |
30.000 km |
R$ 1.616 |
R$ 1.616 |
40.000 km |
R$ 2.570 (MT) / R$ 2.2.496 (AT) |
R$ 1.845 |
50.000 km |
R$ 1.616 |
R$ 1.616 |
60.000 km |
R$ 1.616 |
R$ 1.616 |
Ficha com dados técnicos
Motor |
2.4 Flex Outdoor (descontinuada) |
3.2 Diesel GLX/Savana (descontinuada) |
2.4 Diesel Sport |
Tipo |
Dianteiro, Longitudinal, Etanol e Gasolina |
Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel |
Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
2351 |
3200 |
2442 |
Válvulas |
16 |
16 |
16 |
Taxa de compressão |
9:1 |
17:1 |
15,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Direta |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 138 cv @ 5000 rpm / Etanol: 142 cv @ 5000 rpm |
Diesel: 180 cv @ 3500 rpm |
Diesel: 190 cv @ 3500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 21,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 22,0 kgfm @ 4000 rpm |
Diesel: 38,0 kgfm @ 2000 rpm |
Diesel: 43,9 kgfm @ 2500 rpm |
Transmissão |
|||
Tipo |
Manual 5 marchas |
Manual 5 marchas / Automática 5 marchas |
Manual 6 marchas / Automática 5 ou 6 marchas |
Tração |
|||
Tipo |
4×2 |
4×4 |
4×4 |
Freios |
|||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
|||
Tipo |
Hidráulica |
Hidráulica |
Hidráulica |
Suspensão |
|||
Dianteira |
Braços sobrepostos |
Braços sobrepostos |
Braços sobrepostos |
Traseira |
Eixo rígido |
Eixo rígido |
Eixo rígido |
Rodas e Pneus |
|||
Rodas |
Aço / Liga Leve 16 polegadas |
Aço / Liga Leve 16 polegadas |
Liga Leve 16 polegadas |
Pneus |
265/70 R16 |
225/75 R16 |
265/70 R16 |
Dimensões |
|||
Comprimento total (mm) |
5115 |
5295 |
5280 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1800 |
1750 |
1815 |
Altura (mm) |
1780 |
1760 |
1795 |
Distância entre os eixos (mm) |
3000 |
3000 |
3000 |
Capacidades |
|||
Porta-malas (litros) |
788 |
1040 |
1046 |
Tanque (litros) |
90 |
90 |
75 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
950 |
1040 |
1075 / 1060 (AT) |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1600 |
1940 / 1950 |
1875 / 1890 (AT) |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
ND |
ND |
Fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!