A Mitsubishi está se unindo à Ample e à Yamato Transport para lançar um projeto que pode transformar radicalmente o futuro dos veículos elétricos no Japão.
A ideia? Implementar uma rede de troca de baterias em veículos elétricos — e não estamos falando apenas de carros de passeio. A inovação se estende também aos caminhões leves da Mitsubishi Fuso, incluindo o conhecido eCanter, que já opera em centros urbanos ao redor do mundo.
A proposta é ambiciosa e extremamente prática: permitir que vans e caminhões elétricos troquem suas baterias descarregadas por uma totalmente carregada em cerca de 100 segundos — tempo suficiente apenas para um café rápido.
Em muitos casos, esse processo é mais rápido do que abastecer um carro a combustão com gasolina ou diesel.
O projeto faz parte de um programa piloto de vários anos que prevê o uso de mais de 150 veículos elétricos com baterias intercambiáveis e a instalação de 14 estações de troca modular em pontos estratégicos de Tóquio.
O objetivo é claro: mostrar a operadores logísticos, empresários e gestores de frota que é possível manter veículos elétricos em operação contínua, sem a necessidade de paradas longas para recarga.
Atualmente, um caminhão como o eCanter exige pelo menos uma noite inteira de carga em corrente alternada, ou uma ou duas horas em estações de recarga rápida no Japão.
Esse tempo de inatividade representa custos e perdas operacionais, especialmente em frotas comerciais. A proposta da Mitsubishi, com o apoio da Fuso e da Ample, elimina esse gargalo e torna o EV uma solução muito mais atrativa para o setor logístico.
Mais do que eficiência, o sistema de baterias intercambiáveis também pode ter papel estratégico em emergências.
Em caso de desastres naturais — algo que o Japão conhece bem —, as baterias trocadas podem ser utilizadas como fonte reserva de energia para abastecer a rede elétrica ou comunidades isoladas.
O projeto tem o apoio oficial do governo metropolitano de Tóquio, dentro do programa “Technology Development Support Project for Promoting New Energy”.
A Yamato Transport, uma das maiores operadoras de entregas do Japão, será a responsável por testar a tecnologia em caminhões e vans elétricas da Mitsubishi, como os modelos eCanter e Minicab EV.
A iniciativa representa um passo ousado rumo à descarbonização de frotas urbanas e mostra que a Mitsubishi está disposta a desafiar os padrões estabelecidos da eletromobilidade.
Em vez de esperar horas em um carregador, os veículos dessa nova geração simplesmente trocam sua fonte de energia e seguem viagem — como uma pit stop futurista, mas no coração de Tóquio.
Se der certo, o sistema poderá ser expandido para outros mercados, e quem sabe, chegar em breve às ruas apertadas e frotas urbanas de cidades como São Paulo, Nova York ou Paris.
Afinal, recarregar em 100 segundos é o tipo de revolução que qualquer metrópole gostaria de ter.
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