
O Jeep Grand Wagoneer, SUV de luxo que pode ultrapassar os 90 mil dólares lá nos Estados Unidos, está enfrentando uma nova e nada honrosa polêmica: ele está literalmente se desmontando.
A fabricante acaba de anunciar um recall de 123.396 unidades dos modelos Wagoneer e Grand Wagoneer, produzidos entre 2022 e 2024, após constatar que o acabamento da janela traseira lateral pode se soltar e representar um risco nas estradas.
Segundo dados do próprio governo dos Estados Unidos, o problema está nas molduras de acabamento dos vidros laterais traseiros, que podem ter sido instaladas de forma inadequada e, com isso, acabam se soltando enquanto o carro está em movimento.
A estimativa é de que cerca de 9% dos modelos afetados, ou seja, aproximadamente 11 mil unidades, estejam realmente com esse defeito.
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A montadora abriu uma investigação em maio após relatos crescentes do problema.

Até agora, já foram registradas 1.710 reclamações em garantia, além de três pedidos de assistência ao cliente, um relatório de campo e outras 40 ocorrências em concessionárias relacionadas ao mesmo defeito.
Apesar disso, a empresa afirma não ter conhecimento de nenhum acidente ou ferimento causado pela falha — o que, dadas as circunstâncias, é quase um alívio.
Por ora, não há solução definitiva.
A Jeep vai enviar cartas informativas aos proprietários a partir de meados de novembro, explicando a situação. Um segundo comunicado será enviado posteriormente, quando uma solução técnica estiver disponível.
O mais impressionante é que este não é o primeiro recall envolvendo o acabamento do Grand Wagoneer.

Há poucas semanas, outro chamamento afetou 163.735 unidades dos modelos 2022 a 2025, devido a um problema semelhante: peças do acabamento das portas também podiam se soltar e virar um risco para outros veículos na pista.
No caso anterior, o fornecedor das peças era a Cooper-Standard, enquanto o problema mais recente envolve componentes da Fuyao Automotive.
Apesar disso, ambos os recalls recaem sobre os mesmos veículos e em um curto intervalo de tempo, o que levanta sérias dúvidas sobre os padrões de controle de qualidade da montadora.
Para o problema das portas, ao menos, a Jeep já tem uma solução: os concessionários farão a inspeção e substituição do acabamento, se necessário.

Os proprietários afetados devem receber suas notificações no final de outubro, data irônica para um problema que tem assustado donos de um dos SUVs mais caros da marca.
Com dois grandes recalls em sequência e peças externas literalmente voando durante o uso normal, o Grand Wagoneer parece estar mais para pesadelo sobre rodas do que para símbolo de sofisticação e robustez.
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