Montadora chinesa é a única a apostar na troca rápida de baterias e se dá muito bem; NIO alcança impressionantes 80 milhões de substituições

nio 80 milhões de trocas 1
nio 80 milhões de trocas 1

Há mais de 15 anos, uma fundação israelense batizada de Better Place quis implementar no mundo um sistema de troca de bateria automatizada, feita em segundos, para atender a então baixa autonomia dos carros elétricos, em média 160 km.

A Nissan foi a única a abraçar a ideia, mas a coisa não evoluiu… Todavia, muito tempo depois, na China, a marca NIO decidiu apostar no serviço de troca rápida de baterias e o resultado foi um sucesso.

Tanto que agora ele chega à impressionante marca de 80 milhões de trocas feitas em suas estações espalhadas pela China, com uma média diária de 97 mil substituições automáticas de baterias de seus carros.

nio 80 milhões de trocas 2
nio 80 milhões de trocas 2

A rede NIO Energy tem na China nada menos que 8.079 estações de recarga e troca de baterias, incluindo 3.405 estações de recarga e 4.674 estações de troca.

Além disso, a marca tem 1.000 estações de recarga em rodovias e construiu uma rede nacional de recarga nas rotas entre as principais cidades, conectando 550 cidades em todo o país.

Isso sem contar que a rede da NIO não somente torna acessível à recarga externa da bateria ou sua substituição automática, mas economiza milhares de horas da vida dos consumidores.

nio 80 milhões de trocas 3
nio 80 milhões de trocas 3

São 67,03 milhões de horas para os usuários e com média de 109 horas por cliente, tendo um custo de 20,9 bilhões de yuans (R$ 16.248.713.360) em carregamento, com média de 34.000 yuans (R$ 26.433) por cliente.

Com uma malha tão extensa na China, os clientes da NIO dificilmente encontrarão problemas para acessá-la, já que os números do fabricante continuam a crescer na rede, numa aposta ousada em meio a um mercado onde os carros elétricos tem autonomia bem acima de 500 km.

Alguns dos modelos da NIO mesmo rodam mais de 600 km com uma única carga, mas mesmo assim, nem todo mundo consegue recarregar em casa, especialmente em prédios sem vagas para elétricos ou com acesso limitado.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X