Montadora diz que carros a combustão rodarão facilmente até 2050

efuels 1

Enquanto a eletrificação corre a passos largos na Europa, alguns fabricantes tentam emplacar combustíveis sintéticos para manter os carros a combustão rodando no velho continente por muito mais tempo.

Esse é o caso da Stellantis com a Aramco, que se uniram para fornecer combustíveis sintéticos e a montadora diz que carros a combustão rodarão tranquilamente até 2050.

Num levantamento feito ao nível europeu, considerando 24 famílias de motores de todos os fabricantes presentes na região desde 2014, a Stellantis diz que representam 28 milhões em circulação e estes motores estão aptos a funcionar com eFuel.

A Stellantis efetuou testes com combustíveis fornecidos pela petrolífera saudita Aramco, sendo o eFuel de baixo carbono um combustível sintético produzido pela reação do CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial, com hidrogênio renovável.

Isso torna o combustível um produto com carbono neutro, estando assim em sintonia com a proposta de alguns fabricantes que querem manter em parte suas ofertas de carros híbridos nos próximos anos.

efuels 2

A Stellantis diz que a utilização de eFuel de baixo carbono tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono dos veículos de combustão interna existentes em pelo menos 70% com base no ciclo de vida.

A comparação é feita com os combustíveis convencionais, derivados de petróleo, que atualmente continuam a dominar o cenário, porém, o fim da venda de carros novos a combustão, acelerará o fim da gasolina e diesel atuais.

No caso da Stellantis, a empresa reafirma que planeja reduzir pela metade a sua pegada de carbono até 2030 e em algum momento, o fabricante terá seu portfólio de carros a combustão reduzido rapidamente.

O mesmo em relação a outros fabricantes, ainda mais que a UE proibirá vendas de carros a gasolina e diesel em 2035.

Com enorme frota em circulação, a União Europeia reduzirá em muito a emissão de CO₂ com eFuel nas próximas três décadas.

 

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X