Montadora Fisker para produção na Europa e pode pedir falência nos EUA

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O negócio de carros elétricos é de alto risco, visto que a quantidade de dinheiro necessária para que uma nova montadora entre de fato no mercado é o mesmo que o volume de água que se precisa para apagar o fogo de uma bateria de lítio.

Ainda que não tenha pegado fogo atualmente, como no passado com o Karma, a Fisker precisa de muita água para apagar o incêndio em suas finanças, que levaram a empresa a suspender a produção em Graz, na Áustria, por seis semanas.

Com o Fisker Ocean suspenso por um mês e meio, os rumores de que a marca estudava entrar com o Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA, parece agora cada vez maior, visto que a empresa não honrou sua capacidade de financiar a produção.

Sem dinheiro, a Fisker está num mato sem cachorro, embora Henrik Fisker, CEO e fundador da marca, diga que está obtendo um empréstimo de US$ 150 milhões, o que garantiria a manutenção das atividades.

O que se sabe até agora é a Fisker entregou 4.900 carros no ano passado e 1.300 este ano, tendo ainda um estoque de 4.700, que valem US$ 200 milhões. Todavia, a questão é vendê-los diante de tantas notícias ruins.

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Como se sabe, com orçamento limitado, a Fisker apostou seu dinheiro em design e inovação, deixando a produção a cargo da Magna Steyr, do grupo canadense Magna, porém, o fabricante austríaco não foi supervisionado por Henrik Fisker.

Assim, problemas de má qualidade construtiva acabaram afetando a imagem do Fisker Ocean, que teve a função Califórnia inoperante em vários carros.

Problemas de capô aberto, freios ruins, chave eletrônicas e perda de energia repentina, mancharam a reputação do produto. Diante desses problemas, fica difícil mesmo vender o Ocean nos moldes atuais, gerando assim um estoque considerável.

Embora tenha projetos bons em termos de design, a Fisker precisa ser melhor em qualidade e confiabilidade, caso contrário, terá o mesmo destino do antigo Fisker Karma.

[Fonte: Wired ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X