Montadoras americanas em pânico com avanço chinês e admitem: “É questão de tempo até sermos atropelados por BYD e Cia.”

O mercado automotivo norte-americano está com os nervos à flor da pele.

Uma nova pesquisa divulgada pela consultoria Kerrigan Advisors revelou que 76% dos executivos das grandes montadoras dos Estados Unidos acreditam que a chegada de marcas chinesas ao país é inevitável — e, pior, que será devastadora para a indústria tradicional.

Com produtos que unem alto desempenho, eletrificação e preços competitivos, empresas como BYD, Zeekr e Hyper SSR estariam prontas para mudar o jogo e desafiar gigantes como Tesla, Ford e GM em plena casa.

O estudo, intitulado Kerrigan Advisors’ 2025 OEM Survey , é o terceiro relatório anual da empresa californiana voltado ao setor automotivo.

A pesquisa mostra que mais de 70% dos executivos entrevistados estão seriamente preocupados com o impacto financeiro que a chegada dos carros chineses pode causar.

byd han l tang l (1)
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Em números, faz sentido: mais de 40% da capacidade de produção automotiva global já está na China, que em 2023 fabricou um recorde de 30,16 milhões de veículos.

Mais alarmante ainda é o domínio chinês sobre os EVs: as marcas do país detêm mais de 75% da participação global nesse segmento.

A pesquisa deixa claro que a percepção entre os executivos é unânime: a entrada dos chineses nos Estados Unidos será uma ameaça real e concreta às montadoras já estabelecidas.

Apesar do otimismo quanto ao crescimento contínuo dos veículos elétricos — 60% dos executivos acreditam que o mercado de EVs vai aumentar em 2025 —, há um tom de frustração e ceticismo quanto à velocidade dessa transição.

A maioria dos entrevistados (80%) afirma que a popularização dos EVs será mais lenta do que o previsto, citando infraestrutura de recarga insuficiente, preços elevados até nos modelos mais básicos, baixa demanda do consumidor, preocupações com a autonomia e a rápida desvalorização dos veículos elétricos.

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Vale lembrar que essa pesquisa foi realizada em dezembro de 2024, antes da implementação das novas tarifas automotivas pelo governo Trump, que vêm remodelando o cenário comercial e já forçaram algumas montadoras a reduzir suas exportações aos EUA.

Ainda assim, especialistas alertam que o apetite chinês por expansão global não será contido por barreiras comerciais por muito tempo.

E com carros como o Zeekr 001 FR, o Hyper SSR de 1.207 cv, e a crescente presença da BYD, a ofensiva chinesa está longe de ser apenas retórica.

Se as marcas americanas não reagirem rapidamente, é bem possível que o cenário automotivo dos Estados Unidos em breve tenha sotaque mandarim.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.