O avanço impressionante das montadoras chinesas de veículos elétricos está gerando uma nova febre nacional: visitar suas fábricas.
Marcas como BYD, Nio e Xiaomi estão despertando um interesse tão grande que dezenas de milhares de pessoas se inscrevem todos os meses apenas para tentar uma chance de conhecer os bastidores dessas instalações futuristas.
O número de vagas é limitado, o que torna essas visitas disputadas quase como um ingresso dourado de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” — embora um pouco mais fáceis de conseguir.
Historicamente, essas visitas eram reservadas a investidores, autoridades e jornalistas. Porém, a Xiaomi decidiu romper com essa tradição ao abrir sua planta de Pequim ao público após o lançamento do SU7, seu primeiro carro elétrico.
Inicialmente, apenas 20 pessoas por mês podiam participar. O sucesso foi tanto que, para julho, a empresa aumentou esse número para 1.100 visitantes. Mesmo assim, foram mais de 27 mil inscritos, conforme revelou a revista Wired.
A Nio, por sua vez, já está mais à frente nesse tipo de experiência. Em 2023, mais de 130 mil pessoas visitaram sua fábrica.
A empresa usa seu próprio aplicativo para gerenciar os ingressos, permitindo que fãs troquem pontos de fidelidade por uma vaga — pontos que podem ser obtidos gratuitamente com interação no app ou comprados por cerca de 14 dólares.
Quem consegue uma dessas cobiçadas vagas é transportado por um ambiente que mais parece uma instalação de ficção científica.
Na Xiaomi, os visitantes embarcam em shuttles que cruzam linhas de montagem repletas de braços robóticos.
A presença humana é mínima, já que 90% da planta é automatizada. Na Nio, a experiência é semelhante, com destaque para sua oficina de carroceria totalmente robotizada.
E como cereja do bolo, os visitantes da Xiaomi ainda fazem uma volta em alta velocidade no SU7 em uma pista de testes.
A Xiaomi levou o conceito além, construindo até loja de presentes e refeitório para os visitantes, reforçando o apelo turístico da experiência.
É um verdadeiro espetáculo da engenharia moderna — e, como mostra o interesse crescente, um novo tipo de entretenimento.
Nos Estados Unidos, experiências semelhantes existem, mas o entusiasmo do público não é o mesmo. A Ford abre esporadicamente sua histórica planta River Rouge ao público.
A GM permite que fãs da Corvette conheçam a linha de produção em Kentucky, mas apenas por algumas semanas no ano.
O caso não foi ajudado pelo roubo de oito Corvettes diretamente da fábrica neste ano. Já a Stellantis norte-americana oferece apenas tours virtuais.
Se depender do entusiasmo chinês, no entanto, visitar uma fábrica de carros elétricos pode se tornar uma das atrações mais populares da nova era automotiva.
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