Montadoras dizem que carros verdes e políticas públicas podem reduzir em 8% as emissões

patio montadora
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Segundo as montadoras, o programa Mover terá um impacto expressivo na redução das emissões de CO² no país, graças aos carros considerados verdes, que serão desenvolvidos e produzidos sob esse período, que vai até 2040.

Com R$ 130 bilhões investidos, as montadoras conseguirão isenção fiscal de R$ 19 bilhões no período e, segundo a Boston Consulting Group (BCG), no melhor dos cenários, os veículos automotores deixarão de emitir 242 milhões de toneladas do poluente por ano no país.

Isso reduzirá o nível de emissão para cerca de 223 milhões de toneladas, considerando sempre uma transição gradual para carros mais limpos e biocombustíveis. Henry Joseph Jr, diretor técnico da Anfavea, comentou sobre a previsão do estudo.

Joseph Jr. disse: “Se compararmos a redução projetada com as metas europeias de zerar as emissões, por exemplo, ainda é um valor muito abaixo do ideal. De qualquer forma, é uma redução importante.”

De acordo com o estudo, as emissões com o aumento natural da frota serão de somente 5% até 2040, seguindo o padrão do programa Mover, segundo o site Automotive Business .

O estudo disse: “Para enfrentar o desafio da descarbonização no setor, o Brasil pode combinar dois caminhos complementares: a transição de motorização e uma maior adoção de biocombustíveis na frota”.

Para contemplar a eletrificação necessária para ajudar na descarbonização nacional, será obrigatório um volume adicional de 50 mil GWh por ano, bem como mais 15 bilhões de litros de etanol e mais 9 bilhões de litros de biodiesel e óleo vegetal hidratado.

Da mesma forma, o gás natural também 11 mil metros cúbicos por dia, para abastecimento veicular. Como se vê, o Brasil não dependerá somente de investimentos em novos carros e tecnologias automotivas sem o suporte de infraestrutura, energia e combustíveis.

Espera-se que o aumento de carros eletrificados reduza a dependência de combustíveis fósseis e ajude a recuperar parte do meio ambiente nacional.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X