Montadoras em crise de identidade: Jovens estão abandonando o sonho do carro próprio, e não dá para discordar deles

carro interior motorista
carro interior motorista

Na próxima vez que você ver um comercial de carro, repare nos rostos: casais jovens, famílias recém-formadas, todo mundo sorrindo dentro de SUVs novinhos em folha.

Mas a verdade por trás da publicidade é bem diferente – os jovens estão deixando de comprar carros novos em um ritmo cada vez mais alarmante. E as montadoras , ao que parece, ainda não acordaram para essa realidade.

Um levantamento da S&P Global Mobility mostra que a participação dos consumidores entre 18 e 34 anos na compra de veículos novos nos Estados Unidos caiu de 12% no primeiro trimestre de 2021 para menos de 10% nos dois últimos trimestres .

Em contrapartida, os motoristas com mais de 55 anos aumentaram sua fatia de 45% para quase 49% no mesmo período.

vw polo rock in rio 2025 (3)
vw polo rock in rio 2025 (3)

Aqui no Brasil a situação não é muito diferente, com os jovens se recusando a comprar carros velhos e em mal estado, ou seja, os veículos que eles teriam condições de comprar, para apenas comprar uma moto ou andar em carros de aplicativo.

E o motivo para esse desequilíbrio é claro: o preço dos carros disparou.

Segundo a própria S&PGM, o valor médio das parcelas mensais cresceu 30% nos últimos quatro anos, com quase um em cada cinco carros novos custando mais de mil dólares por mês.

E no Brasil? Com um simples carros popular custando R$ 100.000, a resposta é óbvia.

hb20s platinum safety (8)
hb20s platinum safety (8)

Para quem está no começo da carreira, lidando com dívidas estudantis e enfrentando custos crescentes em todas as áreas da vida, esse valor é simplesmente inviável.

Muitos acabam optando por veículos usados, que têm parcelas e seguros mais acessíveis.

Outros estão indo além: abrem mão do carro completamente e adotam soluções como transporte público, aplicativos de carona, serviços de carro por assinatura ou compartilhamento.

A própria indústria já admite que o conceito tradicional de “ter um carro na garagem” está mudando, mas age como se isso ainda estivesse distante. Talvez esses jovens estejam apenas antecipando um futuro que o resto da sociedade vai adotar mais tarde.

fiat argo 2026 1
fiat argo 2026 1

Mesmo com a queda na participação, o público entre 18 e 34 anos ainda comprou cerca de 1,1 milhão de carros novos no período de 12 meses encerrado em março.

A preferência ficou com os utilitários compactos e os modelos tradicionais de entrada.

E há uma ponta de esperança: caso os EVs populares que estão sendo desenvolvidos por marcas como Ford e Volkswagen realmente cheguem ao mercado com preços acessíveis, essa nova geração pode voltar a entrar no jogo.

Por enquanto, porém, o carro zero continua sendo, cada vez mais, um privilégio restrito – e cada vez menos jovem.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.