Montadoras europeias entram em modo de guerra para conter avanço chinês com avalanche de lançamentos elétricos

bmw ix3 50 x 1
bmw ix3 50 x 1

A indústria automotiva europeia finalmente parece ter despertado para a dura realidade imposta pela ascensão das marcas chinesas.

No IAA Mobility 2025, um dos maiores salões do setor que acontece esta semana em Munique, gigantes como Volkswagen , BMW e Renault estão lançando mão de tudo que têm para não perder espaço dentro de casa — literalmente.

Com foco absoluto na eletrificação e conectividade, as montadoras do Velho Continente apresentaram novos modelos que tentam reconquistar o consumidor europeu.

A Volkswagen revelou o ID.Cross Concept, um modelo compacto 100% elétrico, com forte apelo urbano e aposta pesada em software. A ideia da marca é reforçar sua posição de liderança em eletromobilidade na região.

Veja também

vw id cross oficial (5)
vw id cross oficial (5)

A BMW, por sua vez, estreou o utilitário esportivo iX3, que traz o que chamou de “superbrain architecture” — um sistema no qual diversas funções são centralizadas em um único cérebro computacional, substituindo uma série de componentes físicos.

A estratégia mira diretamente os rivais chineses, reconhecidos por sua superioridade tecnológica em EVs.

A francesa Renault também entrou no jogo com o novo Clio, em sua sexta geração, e com uma ousadia inusitada: o Renault 5 Turbo 3E, um modelo elétrico descrito como “mini supercarro”.

O visual retrô, combinado com desempenho esportivo e motorização elétrica, visa capturar a atenção de um público mais jovem e conectado.

novo renault clio 1
novo renault clio 1

Essa verdadeira blitz de lançamentos é vista como uma resposta direta à invasão das marcas chinesas como BYD e XPeng, que vêm ganhando espaço rapidamente na Europa com EVs mais baratos, tecnologicamente avançados e com uma cadeia de suprimentos altamente eficiente.

O crescimento do setor automotivo chinês foi impulsionado por subsídios estatais, incentivos fiscais e mais de US$ 230 bilhões investidos em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos ao longo de 15 anos.

O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, afirmou que não teme os concorrentes asiáticos. Segundo ele, a competição serve como motivação para melhorar.

“É como no esporte: quando você tem bons rivais, precisa ser melhor. E é isso que temos feito”, declarou durante o evento em Munique.

Do lado da BMW, o discurso é de integração e resistência. Para o CEO Oliver Zipse, a IAA não é sobre “Europa versus China”, mas sim uma vitrine da força da indústria global.

Ele defendeu que a competição ocorre simultaneamente em vários níveis e que o setor automotivo mundial está mais conectado do que nunca.

Já Klaus Rosenfeld, CEO da fornecedora alemã Schaeffler, acredita que o evento marca uma virada de chave.

Ele falou em “autoconfiança” e elogiou o esforço da indústria alemã, que mesmo diante de pressões geopolíticas e desafios econômicos, conseguiu apresentar inovação.

Para ele, a China continua sendo o mercado mais importante do planeta. Quem conquista o consumidor chinês, diz Rosenfeld, está pronto para enfrentar o mundo.

Com produção cada vez mais cara, cadeias de suprimento ainda fragilizadas e tarifas nos EUA atrapalhando exportações, as montadoras europeias sabem que não têm muito tempo.

Ou se reinventam agora, ou perderão definitivamente a liderança de um setor que ajudaram a criar.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.