
A questão dos incentivos fiscais para montagem de veículos em regimes de CKD e SKD, respectivamente de desmontados e semidesmontados, ganha nova dimensão com um recente anúncio da Anfavea, entidade que reúne as montadoras mais antigas do país.
Segundo a Anfavea, centrais sindicais e sindicatos de metalúrgicos de várias regiões do país se mobilizaram contra incentivos fiscais para os regimes de produção em kits e montagens, solicitando ao governo federal a não renovação das cotas de isenção.
Após seis meses de vigência do regime que concedeu incentivos fiscais para kits de veículos elétricos e híbridos desmontados, a Anfavea defende que o encerramento do benefício, ocorrido em 31 de janeiro, seja definitivo.

A entidade disse que nas próximas reuniões da Câmara de Comércio Exterior (Camex), o tema poderá ser rediscutido, mas a associação já manifestou publicamente os riscos de se incentivar uma industrialização de baixa complexidade em altos volumes.
Veja também
Outras entidades da cadeia automotiva, como o Sindipeças, que representa os fornecedores, já vinham fazendo coro com a Anfavea, contra tais incentivos.
Igor Calvet, presidente da Anfavea, alertou: “Todas essas características se perderiam num modelo de fabricação que envolvesse apenas a montagem de kits em larga escala”.

A entidade afirmou ainda que “CEOs das fabricantes de veículos, congressistas, governadores e federações industriais dos 9 estados com fábricas de veículos e/ou motores: FIESP, FIEMG, FIRJAN, FIERGS, FIEG, FIEPE, FIEP e FIESC”.
Também assinaram a carta às autoridades federais a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e a Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fit Metal).
Outros 14 sindicatos das principais regiões do país com fábricas de automóveis, entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, igualmente assinaram a petição para o fim definitivo de incentivos para tais operações.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










