
As montadoras dos EUA terão uma enorme conta a pagar pela tarifa de 25% para carros e peças importadas e o valor será certamente repassado ao consumidor, que se endividará enormemente.
Segundo a Reuters, que teve acesso a um estudo recente, revelou que as montadoras americanas arcarão com uma conta de nada menos que US$ 108 bilhões só com a tarifa imposta pela Casa Branca.
Pelo levantamento, as Big Three verão um custo médio de tarifa por veículo para peças importadas de US$ 4.911, maior do que a média geral do setor, de US$ 4.239 por veículo.
Mas, não apenas isso, já que para os carros importados, o estudo descobriu que o custo médio da tarifa por veículo era de US$ 8.722 para a indústria em geral e de US$ 8.641 para as Big Three.
Uma estratégia que está sendo executada no momento é o aumento da produção de veículos nos EUA para atender a demanda que será reprimida com a redução da importação de veículos.
A GM já está fazendo isso com picapes e caminhões em Indiana, porém, distintamente, a Stellantis paralisou praticamente a produção no México e no Canadá.
Adiantou? Não… Porque cinco plantas da Stellantis nos EUA também foram afetadas, afinal, elas operam com peças e componentes vindos dos países vizinhos.
Matt Blunt, presidente do Conselho Americano de Política Automotiva, representando as Big Three de Detroit, disse em um comunicado que o estudo “demonstra o custo significativo que uma tarifa de 25% terá sobre a indústria automotiva. As montadoras americanas Ford, GM e Stellantis pretendem manter nosso diálogo contínuo com o governo para atingir nosso objetivo comum de aumentar a produção automotiva nos EUA”.
Para os fabricantes americanos, não há outra opção que não sentar com o presidente atual e negociar diretamente a questão da tarifa, mas a tarefa não será nada fácil…

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