Montadoras somarão R$ 61 bilhões investidos no país até 2032

gm fabrica scs
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As montadoras terão um enorme aporte de investimentos somados no Brasil até R$ 2032, tendo como base os anúncios feitos entre 2019 e outubro de 2023, chegando assim à cifra de R$ 61 bilhões.

Os investimentos serão sobretudo em eletrificação, tais como Stellantis e VW, mas algumas operações serão de implantação de linhas de produção mais modernas para carros eletrificados, como da BYD e Great Wall, por exemplo.

Entre os valores atuais, o maior é o da Stellantis, com um total de R$ 18,7 bilhões entre 2019 e 2025, não tendo ainda anunciado o plano de investimentos que alcance 2032, com as plataformas BioHybrid e BEV sendo o foco principal dos gastos.

A segunda a ter o maior investimento é de GWM, mas até 2032, com nada menos que R$ 10 bilhões para produzir carros elétricos e híbridos avançados no país, além de produtos das marcas Haval, Poer, Tank e ORA.

Em igual valor, a GM fechará seu ciclo de investimento de R$ 10 bilhões em 2024, trazendo os primeiros modelos de carros elétricos da plataforma Ultium, no caso Blazer e Equinox.

A VW gastará R$ 7 bilhões até 2026 e nesse período, o foco será no desenvolvimento do híbrido flex, essencial para a montadora seguir sem fazer carros elétricos no país.

Depois dela, a BYD investirá R$ 3 bilhões na Bahia para produzir carros elétricos e híbridos em Camaçari, assim como caminhões e chassis de ônibus na região.

Já a CAOA pretende aplicar R$ 3 bilhões até 2028 para modernização da fábrica de Anápolis e novos produtos a serem feitos localmente, em especial da Caoa Chery.

A Renault investirá R$ 2 bilhões em novos produtos e eletrificação, com o Kardian sendo o principal investimento até 2025.

A Toyota fechará seu ciclo de investimentos com mais R$ 50 milhões para finalizar a atualização de modelos como Corolla e Corolla Cross. Aguarda-se mais bilhões de reais para a próxima geração de híbridos flex.

Já a Nissan promete R$ 1,3 bilhão até 2025, mas ainda mantém segredo sobre o que fará para completar seu ciclo de investimentos atual.

No setor de veículos pesados, a Scania investirá R$ 1,4 bilhão até 2024, a VWCO outros R$ 2 bilhões até 2025, enquanto a Volvo aplicará R$ 1,25 bilhão até 2025.

A Iveco terá R$ 1 bilhão até 2025, enquanto a DAF gastará R$ 395 milhões até 2026.

[Fonte: AB]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X