Montadoras tradicionais jogam a toalha e desistem de enfrentar os EVs acessíveis da China

byd dolphin plus (10)
byd dolphin plus (10)

Em menos de uma década, a China deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista absoluta no mercado global de veículos elétricos acessíveis.

Um novo relatório da FIA Foundation, do Reino Unido, escancara o impacto dessa virada, mostrando como marcas chinesas estão conquistando o público com EVs pequenos e baratos, enquanto montadoras tradicionais europeias abandonam silenciosamente essa faixa do mercado.

Segundo o estudo, as marcas chinesas agora têm domínio completo sobre os carros elétricos de entrada, graças à eficiência na produção, domínio da cadeia de baterias e software embarcado competitivo.

Resultado? A China passou de importadora líquida de veículos de passeio para maior exportadora do mundo em tempo recorde.

Veja também

byd dolphin mini avaliação na (50)
byd dolphin mini avaliação na (50)

O documento afirma que marcas britânicas e europeias simplesmente deixaram de disputar esse segmento. Mesmo que publicamente não admitam, as grandes montadoras do Ocidente parecem ter jogado a toalha.

A aposta agora é nos modelos maiores e mais caros, enquanto os chineses seguem enchendo as ruas com compactos elétricos de valor acessível.

O reflexo disso já pode ser visto no Reino Unido. Em junho de 2025, cerca de 19 mil veículos vendidos no país foram de marcas chinesas como MG, BYD, Omoda e Jaecoo.

De 130 modelos elétricos à venda no mercado britânico, pelo menos 33 custam menos de £30.000 (algo em torno de R$ 200 mil). No contexto atual europeu, isso já é considerado “acessível”.

dolphin mini 5 lugares 1
dolphin mini 5 lugares 1

A situação, segundo especialistas, pode até ajudar a frear o crescimento exagerado dos carros.

“O romance com carros do tamanho do Fiesta pode ser reacendido se mais elétricos pequenos e acessíveis chegarem ao mercado”, afirmou Steve Gooding, diretor da RAC Foundation, em entrevista ao Yahoo! News.

No Reino Unido, o governo oferece até £3.750 (R$ 25 mil) de incentivo para quem compra um EV novo, além de planos para instalar mais de 100 mil pontos de recarga pública nos próximos anos.

A ideia é fomentar o uso dos elétricos, mas quem está aproveitando essa abertura são, majoritariamente, os chineses.

byd mini dolphin (14)
byd mini dolphin (14)

E enquanto os elétricos de entrada da China ganham espaço, as marcas ocidentais parecem mais interessadas em disputar o topo — com SUVs, sedãs de luxo e superesportivos eletrificados.

Uma estratégia que pode sair cara, principalmente se os consumidores, pressionados por preço, optarem em massa pelos modelos vindos do Oriente.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.