A modularidade dos motores é algo impressionante e vemos isso desde que os propulsores da Porsche encaixavam nos Volkswagen a ar sem maiores desafios técnicos.
Hoje, a coisa continua indo pelo mesmo caminho, mas não nos termos acima e sim na troca de motores de um mesmo fabricante.
No caso, estamos falando da Ford e da opção de alguns clientes em desejar trocar o motor de seu carro por um mais potente, como no caso da picape Maverick.
Ainda que o motor EcoBoost 2.0 de 253 cavalos e 38,3 kgfm seja mais que suficiente para a proposta da picape média monobloco da Ford, nem todo mundo está satisfeito com ele.
Ivan Gonzalez, por exemplo, é esse cara que não quer mais acelerar a Ford Maverick dessa forma e buscou algo mais forte para movê-la, encontrando isso no EcoBoost 2.3.
Para quem não lembra, esse é o motor do Ford Mustang nos EUA, assim como irá equipar também o Ford Bronco fabricado na China.
Usado também na Ford Ranger americana, o 2.3 turbinado e injetado caberia na Maverick sem alterações estruturais?
Essa foi a primeira pergunta que Gonzalez se fez ao imaginar sua Maverick 2.3, que está longe de ser o Maverick 2.3 que existiu no Brasil.
Diferente dos carros dos anos 60 e 70, hoje facilmente montados com os chamados motores “crate”, atualmente os automóveis tem cofres compactos e alguns nem cabem as mãos de um mecânico.
Todavia, no caso do 2.3 do Mustang, ele entrou perfeitamente na Maverick e isso nos faz lembrar que o mesmo está a bordo do Focus RS.
Daí, basta recordar que a plataforma dos dois é a mesma, então, fica tudo dentro de casa.
Gonzalez descreveu que o motor 2.3 é “praticamente plug-and-play” e que “99 por cento dos plugues eram idênticos”.
Ele citou que apenas o sensor de temperatura do líquido refrigerante difere, mas foi mais fácil acomodá-lo no novo motor.
Ao iniciá-lo, tudo funcionou com apenas uma releitura da ECU e para festejar a coisa, Gonzales adicionou itens do Focus RS, assim como freios Brembo e outros itens.
Com isso, sua “Maverick 2.3 Performance” tem desempenho próximo do Mustang GT, por exemplo.
[Fonte: The Drive]
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