Motor 2.3 EcoBoost na Ford Maverick é “plug n’ play”

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A modularidade dos motores é algo impressionante e vemos isso desde que os propulsores da Porsche encaixavam nos Volkswagen a ar sem maiores desafios técnicos.

Hoje, a coisa continua indo pelo mesmo caminho, mas não nos termos acima e sim na troca de motores de um mesmo fabricante.

No caso, estamos falando da Ford e da opção de alguns clientes em desejar trocar o motor de seu carro por um mais potente, como no caso da picape Maverick.

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Ainda que o motor EcoBoost 2.0 de 253 cavalos e 38,3 kgfm seja mais que suficiente para a proposta da picape média monobloco da Ford, nem todo mundo está satisfeito com ele.

Ivan Gonzalez, por exemplo, é esse cara que não quer mais acelerar a Ford Maverick dessa forma e buscou algo mais forte para movê-la, encontrando isso no EcoBoost 2.3.

Para quem não lembra, esse é o motor do Ford Mustang nos EUA, assim como irá equipar também o Ford Bronco fabricado na China.

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Usado também na Ford Ranger americana, o 2.3 turbinado e injetado caberia na Maverick sem alterações estruturais?

Essa foi a primeira pergunta que Gonzalez se fez ao imaginar sua Maverick 2.3, que está longe de ser o Maverick 2.3 que existiu no Brasil.

Diferente dos carros dos anos 60 e 70, hoje facilmente montados com os chamados motores “crate”, atualmente os automóveis tem cofres compactos e alguns nem cabem as mãos de um mecânico.

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Todavia, no caso do 2.3 do Mustang, ele entrou perfeitamente na Maverick e isso nos faz lembrar que o mesmo está a bordo do Focus RS.

Daí, basta recordar que a plataforma dos dois é a mesma, então, fica tudo dentro de casa.

Gonzalez descreveu que o motor 2.3 é “praticamente plug-and-play” e que “99 por cento dos plugues eram idênticos”.

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Ele citou que apenas o sensor de temperatura do líquido refrigerante difere, mas foi mais fácil acomodá-lo no novo motor.

Ao iniciá-lo, tudo funcionou com apenas uma releitura da ECU e para festejar a coisa, Gonzales adicionou itens do Focus RS, assim como freios Brembo e outros itens.

Com isso, sua “Maverick 2.3 Performance” tem desempenho próximo do Mustang GT, por exemplo.

[Fonte: The Drive ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X