Motor de combustão interna com hidrogênio avança em testes da empresa Phinia

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Não é somente a Toyota que está fazendo experiências com motores a combustão, visando reduzir ainda mais as emissões de CO2 e de NOx, mas prolongar a vida dos propulsores para muito além de 2035.

A empresa Phinia é uma das que testam o hidrogênio como combustível e não reagente químico em células de carros FCEV, gerando energia elétrica para baterias alimentarem motores elétricos.

Como a Toyota , a Phinia queima o hidrogênio e, diferente dos carros FCEV, um carro com Motor de Combustão Interna a Hidrogênio (H²ICE), faz o mesmo que um motor comum com gasolina, etanol, diesel ou GNV, por exemplo.

A Phinia testa a tecnologia usando um furgão que percorreu 1.000 km em 12 horas, incluindo condições rigorosas de inverno com temperaturas que chegaram a -4°C.

Realizando testes na França, a Phinia vê o futuro do H²ICE cm entusiasmo, já que a aplicação onde mais tem eficiência é em veículos comerciais, que exigem grande autonomia, capacidade de carga e economia.

Assim como o H² para células de combustíveis (FCEV), o H²ICE também parece funcionar melhor em aplicações comerciais, embora a Toyota pense no hidrogênio como combustível para carros, já o utilizando no Corolla de competição.

Das polêmicas ações individuais que utilizariam o hidrogênio como combustível até as tecnologias mencionadas acima, mostram que esse caminho pode ser o horizonte que alguns fabricantes vislumbram ao lado dos combustíveis sintéticos.

Como o H²ICE necessita de várias modificações para funcionar, ainda que o princípio seja o mesmo, os combustíveis sintéticos, como gasolina, diesel ou querosene, não necessitam de alterações nos motores atuais.

Se o hidrogênio chegar ao nível do GNV em modificações para ser implantado, então, o caminho para ser o combustível do futuro está melhor pavimentado.

A Toyota trabalha com hidrogênio líquido, que ainda exige temperatura de -253ºC, enquanto a Phinia usa o H² em forma de gás de uso veicular.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X