
A BYD acaba de apresentar ao mundo um de seus projetos de engenharia mais ambiciosos: um motor boxer turbo de 2.0 litros desenvolvido exclusivamente para plataformas eletrificadas.
O propulsor, revelado em um detalhado vídeo de desmontagem com comentários técnicos do professor Xu Min, da Universidade Jiao Tong de Xangai, representa um marco: é o primeiro motor plano do mundo criado especificamente para uma arquitetura híbrida de série.
O modelo escolhido para estrear essa inovação é o Yangwang U7, sedã de luxo plug-in hybrid que já está à venda na China por a partir de 628 mil yuans (cerca de R$ 470 mil).
Ao contrário dos boxers clássicos de marcas como Porsche e Subaru, que atuam diretamente na tração do veículo, o novo motor da BYD tem como principal função gerar eletricidade para o conjunto elétrico da plataforma e⁴.
Veja também

Mesmo assim, ele também pode enviar torque diretamente ao eixo traseiro em certas situações, agregando versatilidade ao trem de força.
O sistema completo oferece até 272 cv (cerca de 203 kW) e torque de 38,7 kgfm, entregues por um módulo frontal compacto que abriga o motor boxer, dois motores elétricos, um gerador e componentes do sistema de suspensão ativa DiSus-Z.
O grande destaque técnico do motor está em sua altura total de apenas 420 mm, possibilitada por soluções como cárter seco, lubrificação sob medida e sistema de arrefecimento otimizado para o layout horizontal.
Esse design ultracompacto permite manter o centro de gravidade baixo e liberar mais espaço no cofre dianteiro, algo crucial para a proposta premium do Yangwang U7.

A performance acústica também impressiona: em marcha lenta e carga leve, o nível de ruído do motor é apenas 1 decibel acima dos motores elétricos — na prática, quase imperceptível.
Para alcançar isso, a BYD empregou soluções como tampas de comando com estrutura em “sanduíche” e duplas correntes de comando, tudo pensado para melhorar o conforto e reduzir vibrações.
A plataforma e⁴, por sua vez, amplia as possibilidades com modos de condução avançados, como manobras laterais (“crab walk”) e giros em 360°, graças ao controle individual das rodas.
O motor também se ajusta dinamicamente de acordo com o nível de carga da bateria, otimizando a geração de energia e a eficiência em diferentes cenários.

Com essa solução, a BYD entrega um powertrain sofisticado, compacto e silencioso, sem abrir mão de potência ou tecnologia de ponta.
O Yangwang U7 será oferecido também em versão de quatro lugares, com preço inicial de 708 mil yuans (cerca de R$ 530 mil), focando em um público de alto padrão que busca luxo, inovação e desempenho híbrido avançado.
Mais do que um novo motor, o projeto da BYD sinaliza um novo caminho para plataformas híbridas, aliando herança mecânica e inteligência elétrica em uma solução inédita no mercado global.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










