Os motores turbo estão ficando mais populares por sua eficiência de combustível e desempenho.
Com um tamanho interno menor, eles conseguem entregar um desempenho comparado a um motor muito maior.
Por exemplo, um carro 1.0 Turbo, pode ter um desempenho igual ou até melhor do que alguns 1.6 e 1.8 aspirados, e ao mesmo tempo consumir menos combustível.
O turbocompressor, ou turbina, aumenta a quantidade de ar que os cilindros recebem em cada ciclo de combustão. Isso permite injeção de mais combustível, o que resulta em explosões mais fortes.
Essas explosões aumentam a potência e o torque dos motores. É isso que entrega a alta eficiência energética.
Sobre a pergunta do título, os motores Turbo consomem sim um pouco mais de óleo do que os motores convencionais aspirados.
Pressão nos Anéis de Segmento
Os anéis de segmento dos motores sobrealimentados sofrem pressão maior que os motores normais. Eles ajudam a isolar a câmara de combustão e a limpar o óleo.
Mas, sob pressão alta, podem perder eficiência e permitir que óleo queime junto com o combustível.
Isso pode aumentar o consumo de óleo e diminuir o desempenho do motor.
Calor dos Gases de Escape
O calor dos gases de escape afeta os sistemas de lubrificação dos motores turbo.
O turbocompressor pode vaporizar óleo, reduzindo a quantidade no cárter. Isso pode prejudicar a lubrificação e causar desgaste prematuro.
Alta Rotação do Turbo
A rotação da turbina pode chegar a 200.000 rpm. Essa alta rotação faz a temperatura do motor subir muito, chegando a números incríveis de 1.000 graus Celsius na turbina. Isso leva a mais consumo de óleo.
O vapor de óleo é um problema. Com altas temperaturas, o óleo tende a vaporizar mais. Isso também afeta seu desempenho lubrificante.
Tipo do Óleo Utilizado
Os motores turbo precisam de óleo que aguente altas temperaturas e seja menos viscoso. Isso porque eles trabalham em temperaturas extremas. O óleo deve manter suas propriedades de lubrificação e refrigeração.
Manter motores turbo envolve escolher óleo de alta qualidade. Isso evita a degradação térmica ou coqueificação.
Características | Motor Aspirado | Motor Turbo |
---|---|---|
Consumo de Combustível | Menor | Maior |
Desempenho de Motores | Moderado | Elevado |
Custo de Manutenção | Baixo | Alto |
Complexidade do Sistema | Simples | Complexo |
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