
A ideia de entrar num carro de aplicativo e ver o motorista “dividindo o trabalho” com IA já não é teoria, e a Uber parece confortável com isso.
Em entrevista ao podcast Moonshots, de Peter Diamandis, publicada na terça-feira, o CEO Dara Khosrowshahi disse que alguns motoristas usam o Full Self-Driving da Tesla.
O FSD é um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) com direção sem as mãos, desde que haja supervisão humana o tempo todo.
“Temos dezenas de milhares de Teslas na nossa plataforma agora”, afirmou Khosrowshahi, acrescentando que alguns motoristas utilizam o FSD e que a empresa acumula muitos dados.
Veja também
Na visão do CEO, o Tesla é “um ótimo carro” e “um carro seguro”, comentário que chama atenção diante do histórico de escrutínio legal sobre recursos da marca.
Não há leis que impeçam motoristas de apps de usar ADAS no trabalho, e isso vale tanto para a Uber quanto para concorrentes, segundo relatos citados na cobertura.
Ainda assim, a Reuters noticiou em 2024 que alguns motoristas de Uber e Lyft usavam FSD, incluindo um caso em que um motorista de Uber bateu num SUV com o sistema ativado.
A Tesla, por sua vez, enfrenta questionamentos há anos sobre seus recursos de assistência, incluindo o Autopilot, frequentemente comparado a um controle de cruzeiro mais sofisticado.
No ano passado, um júri na Flórida considerou a Tesla parcialmente responsável por um incidente de 2019, quando o motorista atingiu outro carro em uma colisão lateral com Autopilot ligado.
Na Califórnia, um juiz também entendeu que a Tesla induziu consumidores ao usar o nome “Autopilot”, obrigando a montadora de EVs a mudar a denominação do recurso.
Questionada pela Business Insider, a Uber apontou sua política de “uso correto” de ADAS, que classifica como uso inadequado não manter ao menos uma mão — e normalmente duas — no volante.
Um porta-voz da Tesla não respondeu ao pedido de comentário, segundo a reportagem, deixando sem esclarecimento a leitura da empresa sobre esse uso em transporte por aplicativo.
Khosrowshahi afirmou que gostaria de ver robotáxis da Tesla dentro da Uber quando a abordagem baseada apenas em câmeras se mostrar segura o bastante para autonomia total.
Ele disse que a Uber já tem parcerias com ao menos uma dúzia de empresas de robotáxi, incluindo Waymo, Zoox e as chinesas WeRide, Pony.AI e Apollo Go.
A Tesla opera um serviço próprio de transporte chamado Robotaxi, oferecendo um número limitado de corridas sem supervisão para clientes em Austin.
No restante, o serviço funciona com monitores de segurança no banco do passageiro ou no banco do motorista, dependendo da lei local, e na Califórnia ainda não é um serviço autônomo como o da Waymo.
📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










