Motoristas europeus estão abandonando as cores: continente começa a ficar igual ao Brasil automotivo

bmw 3 milhões 4
bmw 3 milhões 4

Enquanto em outras partes do mundo os consumidores ainda se arriscam com cores vibrantes nos carros, na Europa a situação é bem diferente.

A paisagem automotiva do continente está cada vez mais apagada, com uma maioria esmagadora optando por tons neutros e discretos, igual ao que acontece aqui em nosso país.

Segundo uma análise recente da Jato Dynamics, os europeus estão mergulhados num mar de cinza, branco e preto, deixando de lado qualquer sinal de ousadia nas escolhas de cor.

A tendência é clara: quase 70% dos carros novos vendidos nos cinco maiores mercados da Europa estão pintados nesses tons neutros.

Veja também

bmw m2 cs (1)
bmw m2 cs (1)

O cinza reina absoluto, liderando com 27,3% das vendas, seguido pelo branco com 22% e o preto com 18%. Ou seja, praticamente três em cada quatro carros novos no continente são variações do mesmo tom sem graça.

Modelos como o Fiat 500 e o novo Renault 5 são exceções à regra. Enquanto a maioria dos veículos segue a cartilha do “menos é mais”, esses dois modelos demonstram que ainda existe espaço para um pouco de cor nas ruas.

No caso do Fiat 500, por exemplo, 12% das unidades vendidas são amarelas e outras 12% são douradas. Vermelho representa 8%, azul 7% e até o rosa aparece com 3%, o mesmo percentual do verde.

Curiosamente, o tom mais comum da Europa – o cinza – responde por apenas 2% das vendas do modelo.

mercedes cla perua ev (2)
mercedes cla perua ev (2)

Quando se trata do interior dos veículos, o gosto também varia conforme a região. Alemães e britânicos mostram preferência por acabamento mais luxuoso, com mais da metade dos compradores dispostos a pagar entre 500 e 1.000 euros por bancos de couro.

Já no sul da Europa, o tecido ainda domina. Na Espanha, 85% dos consumidores optam pelo revestimento de pano, número semelhante ao da Itália e da França.

Azul e vermelho ainda resistem como cores secundárias, representando 12,1% e 7,4% das vendas, respectivamente. O prata continua perdendo espaço, com apenas 5,4%, e o verde aparece timidamente com 2,8%.

Mesmo os modelos que nos comerciais são apresentados com cores alegres, como o Renault Clio, acabam saindo das concessionárias em tons discretos.

clio 2024 1
clio 2024 1

O que os números mostram é mais do que uma simples preferência por cores neutras: trata-se de um verdadeiro apagamento visual nas ruas europeias.

A cultura do “carro invisível” parece ter vencido, onde o medo de chamar atenção supera o desejo de individualidade. No fim das contas, a escolha da cor pode não definir quem você é — mas diz muito sobre a sociedade em que você vive.

A pergunta que fica é: você se renderia ao exército cinza ou ousaria estacionar um carro amarelo canário na garagem?

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.