Multa: motorista usa câmera para filmar ‘falcatrua’ em infração

multa guaruja 2

Um morador de Guarujá, cidade na região metropolitana da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, alega ter recebido várias multas que considera indevidas, efetuadas por autoridades de trânsito locais.

Assim, diante de tantas multas que julga improcedentes, o motorista instalou uma câmera digital no para-brisa de seu automóvel para flagrar situações em que é multado indevidamente.

O investimento no equipamento revelou o momento de uma infração, ocorrida num posto de combustíveis da Avenida Pugliese, no centro da cidade.

O proprietário do veículo, um contador de 29 anos, que não quis se identificar, alegou que parou no posto para tomar café na loja de conveniência do local e ao sair com o carro, parou para dar passagem a uma viatura da Guarda Civil Municipal, conhecida localmente como GCM.

É neste instante que o fato ocorre, pois a viatura não prosseguiu, liberando o motorista para seguir adiante, porém, quatro pessoas passavam pela calçada, sendo duas antes do condutor sair da área de segurança do posto e duas a seguir.

No vídeo, publicado no site do G1 (clique aqui para assistir), a faixa amarela que delimita a área de segurança do posto aparece no canto esquerdo, quando um casal passa fora desse limite e bem antes do carro se aproximar.

multa guaruja 1

Então, mais duas pessoas se aproximam e o condutor faz um pequeno desvio (deles) para direita e depois para a esquerda, na área considerada calçada, acessando então a referida avenida, seguindo assim em sentido Vicente de Carvalho.

O condutor recebeu multa de R$ 880,41 por “transitar em calçada”, relatando o seguinte: “Eu estava saindo do posto após parar na conveniência para tomar um café, quando uma viatura da GCM parou para me dar passagem. Eu aguardei os pedestres passarem e segui. Essa multa é completamente descabida. Eu tenho provas que fiz consumação no posto de gasolina”.

Detalhes da infração e nem os códigos dos agentes da GCM constam no auto, enviado ao condutor. A prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público, informou disponibilizar em seu site, formulário de defesa e recurso, na aba Trânsito.

O recurso pode ser feito também pelo Poupatempo ou Correios, que, por sinal, é quase ao lado do local de infração… Ele está certo ou errado? Comente.

[Fonte: G1]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X