
Enquanto o Brasil, os Estados Unidos e vários outros países mantêm uma abordagem relativamente conservadora no transporte rodoviário de veículos — com caminhões-cegonha que normalmente carregam no máximo 10 carros por viagem — a China opera em outra escala.
Em um país onde as vendas de automóveis ultrapassaram 31 milhões de unidades só em 2024, a logística precisa ser proporcional ao tamanho do mercado. E isso se traduz em cegonhas gigantescas que conseguem levar até 30 veículos de uma vez só.
Um vídeo recente compartilhado no Reddit mostra exatamente esse tipo de operação em ação: um caminhão monstruoso, completamente carregado, subindo uma ladeira com os faróis de emergência ligados.
Nada demais, certo? Até você perceber a configuração do reboque. Diferente dos modelos ocidentais, ele traz uma fileira simples de carros na parte inferior e duas fileiras na parte superior.

Isso permite maximizar o uso do espaço vertical sem ultrapassar os limites de largura da faixa de rodagem — uma solução engenhosa, mas que impressiona (e preocupa) pela audácia.
O que chama ainda mais atenção é o fato de que o reboque tem apenas três eixos para suportar esse colosso sobre rodas. Considerando um peso médio de 1.800 kg por carro — uma estimativa até modesta nos dias de hoje — estamos falando de cerca de 54 toneladas só em veículos.
Isso sem contar o peso da própria estrutura do caminhão e da plataforma. Um desafio gigantesco para qualquer conjunto mecânico.
O caminhão em questão parece ser um FAW JH6, um cavalo-mecânico chinês ainda em produção e listado no site da fabricante.

Ele pode contar com até 453 cavalos de potência, câmbio automatizado de 12 marchas e capacidade de peso bruto total (GVWR) em torno de 108 mil libras — algo em torno de 49 toneladas.
Dado o cenário, é bem possível que o caminhão esteja operando além de seu limite homologado, pelo menos segundo os padrões ocidentais.
Ainda assim, esse tipo de transporte não é incomum na China. Com uma rápida pesquisa em fóruns e redes sociais, é fácil encontrar fotos e vídeos de cegonhas igualmente impressionantes cruzando rodovias carregadas com carros novos, muitas vezes com mais de duas dezenas por viagem.
Um exemplo curioso é uma imagem de 2011 que mostra outro caminhão transportando várias unidades do Jetta de segunda geração (o famoso MK2), que continuou sendo fabricado e vendido na China até 2013.
Mais do que apenas uma curiosidade visual, esses mega-transportes revelam uma diferença fundamental na abordagem logística entre Oriente e Ocidente.
Em um país onde a escala é tudo e a demanda exige soluções ousadas, a China mostra que, quando se trata de eficiência por metro rodado, não há muito espaço para timidez.
Seja genial ou questionável, não dá para negar: essas cegonhas são um espetáculo à parte.
Chinese car haulers are built different
byu/Slayr79 inTruckers

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