Não é só no Brasil que a VW aposta em alugar carros com valores mensais de causar um infarto em qualquer um, que chegam a R$ 5.299 por um Jetta, R$ 7.129 por uma Amarok ou R$ 12.990 por uma ID.Buzz.
O Grupo Volkswagen dos EUA entrou no mercado de assinaturas de veículos, uma modalidade que a maioria das montadoras abandonou nos últimos anos no país.
O programa, denominado VW Flex (que é o nome de uma fábrica de sapatilhas no Brasil), foi lançado em 30 de outubro em duas concessionárias da região de Atlanta e oferece uma assinatura mensal que inclui manutenção, seguro e assistência na estrada, sem necessidade de contrato de longo prazo.
Essa iniciativa ocorre logo após outras montadoras, como Volvo, Mercedes-Benz, Audi, Cadillac e Ford, terem encerrado programas de assinatura semelhantes nos USA.
Atualmente, poucas marcas, como Porsche e Hyundai, continuam oferecendo serviços de assinatura em regiões selecionadas.
Os clientes do VW Flex podem escolher entre os modelos Jetta, Golf GTI, Tiguan, Atlas e Atlas Cross Sport. A assinatura do Jetta começa em US$ 599 por mês, oferecendo 1.000 milhas de uso, enquanto o Atlas tem um preço inicial de US$ 799 mensais.
Caso precisem de mais quilometragem, os clientes podem optar por pacotes adicionais mediante pagamento extra. A assinatura exige um compromisso mínimo de apenas um mês, oferecendo uma flexibilidade que pode atrair consumidores em busca de alternativas simples de mobilidade.
As concessionárias que participam do programa fazem parte do Jim Ellis Automotive Group: Jim Ellis Volkswagen de Chamblee, em Atlanta, e Jim Ellis Volkswagen de Kennesaw, ao noroeste de Atlanta.
A marca planeja expandir o serviço de assinatura, mas, por ora, está adotando uma abordagem cautelosa, avaliando o sucesso do programa piloto nos próximos meses.
Para se inscrever, os interessados devem concluir um processo de aplicação digital, que pode ser feito em um computador ou dispositivo móvel, sem necessidade de app específico.
Após a aprovação, o cliente pode retirar o veículo diretamente na concessionária ou agendar uma entrega dentro da área metropolitana de Atlanta, mediante pagamento de uma taxa.
Andrew Savvas, chefe de vendas da Volkswagen nos EUA, destacou que o serviço VW Flex visa atrair consumidores em busca de uma opção de mobilidade prática e flexível, bem como aqueles interessados em experimentar a marca Volkswagen sem um compromisso de compra.
Em parceria com a Volkswagen Financial Services, a VW gerencia o financiamento do programa.
No entanto, a partir de abril, a Volkswagen passará a direcionar financiamentos de novos veículos Audi e VW para o banco Wells Fargo, encerrando gradualmente o uso de sua própria financeira nos EUA para esses contratos.
A Volkswagen, que registrou um aumento de 6,2% nas vendas no terceiro trimestre nos EUA, lançou o VW Flex em um momento de retomada da demanda e da competitividade do mercado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!