Nada de marca de pedrinha no capô: Mercedes quer que seus carros consigam desviar sozinhos de detritos na pista

mercedes‑maybach sl 680 monogram series 5
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A Mercedes-Benz quer garantir que os motoristas nunca mais precisassem se preocupar com pequenos danos na pintura causados por pedrinhas na estrada.

Uma nova patente, recentemente aprovada pelo Escritório Alemão de Patentes e Marcas, sugere que essa possibilidade pode estar mais próxima do que pensamos. A ideia é que os veículos da Mercedes equipados com sensores de Lidar utilizem essa tecnologia para detectar e desviar de detritos na pista.

O funcionamento do sistema envolve o uso de Lidar para criar uma nuvem de pontos — uma representação detalhada dos objetos à frente do carro.

Com base nas informações coletadas, o veículo decide se precisa tomar alguma ação. Se os sensores detectarem partículas como poeira ou respingos de água, que não causam danos, o carro seguirá sem mudanças.

Mas se forem identificadas pedras ou detritos perigosos, o sistema verificará se é possível trocar de faixa e, se for seguro, fará a manobra para evitar danos.

Curiosamente, a patente menciona especificamente situações comuns em que pedregulhos podem atingir a carroceria , como ao seguir “caminhões abertos” ou “caminhões de transporte de cascalho”.

O documento destaca ainda a integração dessa tecnologia em veículos “automatizados”, o que pode se referir tanto a modelos modernos com funções de assistência de direção de Nível 2 quanto a futuros veículos totalmente autônomos.

Embora o conceito de um sistema capaz de detectar pequenos objetos em alta velocidade, analisar o ambiente e trocar de faixa em tempo real possa parecer improvável, a ideia tem potencial para minimizar danos em determinadas situações.

Imagine dirigir em uma estrada com trechos de cascalho ou atrás de um caminhão que constantemente solta detritos. Mesmo que a troca de faixa não seja viável, o sistema poderia aumentar a distância do veículo em relação à fonte dos detritos, reduzindo a probabilidade de danos.

Além disso, a Mercedes considera a possibilidade de usar microfones para captar a frequência dos impactos de pedras na carroceria. Assim, quando o som dos estalos diminuísse, o carro voltaria a manter sua posição normal na estrada.

Apesar de toda a tecnologia envolvida, é engraçado imaginar um Mercedes desviando constantemente de pedrinhas na pista.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.