Nada para comemorar: VW alcança 1 milhão de EVs vendidos, mas os elétricos estão atrapalhando o financeiro da empresa

volkswagen 1 milhao evs vendidos (1)
volkswagen 1 milhao evs vendidos (1)

A Volkswagen comemorou com entusiasmo a produção de seu milionésimo carro elétrico na fábrica de Zwickau, no leste da Alemanha .

O modelo que marcou o feito foi um ID.3 GTX, versão esportiva do hatch compacto, produzido na mesma linha que outros cinco modelos elétricos de marcas do grupo VW .

Mas, por trás dos sorrisos e chapéus de festa, há uma preocupação crescente no quartel-general da empresa em Wolfsburg: os custos e margens apertadas dos EVs estão prejudicando os resultados financeiros da companhia.

Enquanto as vendas de veículos elétricos continuam a crescer — dobrando na Europa no primeiro trimestre de 2025 e representando agora um em cada cinco carros vendidos pelo grupo — os ganhos não acompanham esse ritmo.

volkswagen 1 milhao evs vendidos (2)
volkswagen 1 milhao evs vendidos (2)

Os carros elétricos são mais caros de fabricar que os modelos a combustão e, ao mesmo tempo, oferecem margens de lucro menores.

No caso da VW, essa proporção crescente de EVs na sua linha de vendas empurrou a margem de lucro para baixo, ficando em torno de 4%.

O cenário fica ainda mais delicado com o fim ou redução de subsídios estatais em diversos países europeus, que anteriormente permitiam à marca compensar os custos altos dos elétricos com preços maiores ao consumidor final.

Sem esses incentivos, a conta já apertada fica ainda mais difícil de fechar.

vw id3 gtx performance 3
vw id3 gtx performance 3

O alívio, no entanto, pode vir com os modelos mais acessíveis que estão a caminho.

A Volkswagen aposta na chegada do ID.2 — um compacto elétrico com preço estimado em €25 mil (aproximadamente R$ 140 mil) — e em seus derivados, como o SUV baseado na mesma plataforma e as versões equivalentes da Cupra (Raval) e da Skoda (Epiq).

A novidade desses modelos é o uso de uma versão simplificada da plataforma MEB, com tração dianteira e custos de produção mais baixos, o que pode permitir margens semelhantes às de veículos a combustão.

O ID.2 será produzido na Espanha e deve chegar ao mercado em 2026, simbolizando uma tentativa da marca de equilibrar a balança entre sustentabilidade e rentabilidade.

vw id3 gtx performance 6
vw id3 gtx performance 6

Até lá, a pressão financeira segue firme.

A VW revelou recentemente que seu lucro antes dos impostos caiu 40% no primeiro trimestre de 2025, totalizando €3,1 bilhões, mesmo com um aumento de 1,4% nas entregas de veículos no período.

Segundo o diretor financeiro Arno Antlitz, esse recuo tem relação direta com o crescimento das vendas de EVs.

E os desafios não param na Europa. A imprevisibilidade das tarifas de importação nos Estados Unidos, intensificada pelas medidas da administração Trump, está complicando ainda mais o planejamento financeiro da VW para o restante do ano.

A montadora já alertou seus investidores de que os resultados de 2025 devem ser inferiores ao previsto, principalmente por conta da alta exposição do grupo — especialmente das marcas Audi e Porsche — ao mercado norte-americano, sem fábricas locais que as protejam das novas tarifas.

vw id3 gtx performance 9
vw id3 gtx performance 9

Apesar da marca histórica dos 1 milhão de EVs produzidos, a Volkswagen enfrenta o dilema de expandir sua linha elétrica sem comprometer sua lucratividade.

O sucesso do ID.2 e dos futuros modelos de entrada será essencial para reverter esse cenário. Até lá, a festa em Zwickau tem gosto agridoce.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.