“Não é fácil ser rico”: Dono de Lamborghini Urus economiza 7.000 dólares em um reparo que ele mesmo fez, em 10 minutos

urus troca bateria
urus troca bateria

Ter um Lamborghini Urus na garagem é, para muitos, sinônimo de ostentação, performance e status.

Mas mesmo carros de mais de R$ 2 milhões não estão imunes a falhas — e, como costuma acontecer com supermáquinas, qualquer reparo tende a vir acompanhado de cifras igualmente superlativas.

Que o diga o youtuber Videobob Moseley, que recentemente expôs um problema sério (e caro) no SUV italiano, mas conseguiu resolvê-lo com uma solução simples e barata — e ainda ensinou o caminho para quem quiser seguir seus passos.

O caso envolve a primeira geração do Urus, equipada originalmente com uma bateria de íon de lítio.

A escolha, feita também por outras marcas do grupo Volkswagen , se mostrou um tiro no pé: o sistema de gerenciamento da bateria (BMS) apresentava falhas recorrentes e acabou sendo alvo de recall.

No entanto, a Lamborghini não ofereceu substituição gratuita para as baterias já comercializadas, deixando os donos com três opções: consertar a bateria original, buscar uma reposição usada ou converter o sistema para aceitar baterias de chumbo (como as AGM, por exemplo).

O problema é que, segundo as concessionárias da marca, essa conversão exigiria desmontar praticamente o carro inteiro para instalar um novo chicote elétrico, já que os parâmetros de carga entre os dois tipos de bateria são diferentes.

Por isso, o serviço é cotado em cerca de US$ 7.000 (mais de R$ 40 mil). Mas Moseley decidiu que não ia aceitar essa história sem antes investigar.

Dono de um Urus 2019, o youtuber descobriu que o proprietário anterior tentou simplesmente substituir a bateria por uma comum, o que causou uma série de falhas no sistema elétrico.

A substituição direta, de fato, não funciona.

Mas ao pesquisar mais a fundo, ele encontrou um chicote adaptador específico que permite a instalação da nova bateria sem a necessidade de mudanças drásticas. E o melhor: o acessório custa apenas US$ 200.

Com a nova bateria adquirida diretamente na concessionária por US$ 400 e o adaptador instalado, Moseley levou apenas dez minutos para concluir o trabalho.

Após isso, bastou conectar um scanner OBD para limpar os códigos de erro e pronto — Urus ressuscitado, sem a necessidade de desmontar meio carro nem deixar um rim na concessionária.

O que era um orçamento de R$ 40 mil virou uma gambiarra de luxo de pouco mais de R$ 3 mil.

E com direito a tutorial gratuito no YouTube, feito por alguém que não apenas economizou como também incentivou outros donos de Urus a repensarem soluções “oficiais” caras e desnecessárias.

A história também serve como alerta para quem pensa que luxo é sinônimo de perfeição.

O SUV mais vendido da Lamborghini, com motor V8 biturbo de 650 cv, até pode impressionar na estrada, mas esconde um problema básico — a bateria de 12 volts — que pode travar todo o sistema do veículo.

E se a solução estiver a apenas dez minutos de trabalho, fica difícil justificar as cifras cobradas pelas oficinas autorizadas.

Moral da história: mesmo supercarros podem ter defeitos banais, e às vezes, tudo o que você precisa é de um pouco de conhecimento técnico e coragem para abrir o capô. E, claro, um bom vídeo explicativo no YouTube.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.