
Ter um Lamborghini Urus na garagem é, para muitos, sinônimo de ostentação, performance e status.
Mas mesmo carros de mais de R$ 2 milhões não estão imunes a falhas — e, como costuma acontecer com supermáquinas, qualquer reparo tende a vir acompanhado de cifras igualmente superlativas.
Que o diga o youtuber Videobob Moseley, que recentemente expôs um problema sério (e caro) no SUV italiano, mas conseguiu resolvê-lo com uma solução simples e barata — e ainda ensinou o caminho para quem quiser seguir seus passos.
O caso envolve a primeira geração do Urus, equipada originalmente com uma bateria de íon de lítio.
A escolha, feita também por outras marcas do grupo Volkswagen, se mostrou um tiro no pé: o sistema de gerenciamento da bateria (BMS) apresentava falhas recorrentes e acabou sendo alvo de recall.
No entanto, a Lamborghini não ofereceu substituição gratuita para as baterias já comercializadas, deixando os donos com três opções: consertar a bateria original, buscar uma reposição usada ou converter o sistema para aceitar baterias de chumbo (como as AGM, por exemplo).
O problema é que, segundo as concessionárias da marca, essa conversão exigiria desmontar praticamente o carro inteiro para instalar um novo chicote elétrico, já que os parâmetros de carga entre os dois tipos de bateria são diferentes.
Por isso, o serviço é cotado em cerca de US$ 7.000 (mais de R$ 40 mil). Mas Moseley decidiu que não ia aceitar essa história sem antes investigar.
Dono de um Urus 2019, o youtuber descobriu que o proprietário anterior tentou simplesmente substituir a bateria por uma comum, o que causou uma série de falhas no sistema elétrico.
A substituição direta, de fato, não funciona.
Mas ao pesquisar mais a fundo, ele encontrou um chicote adaptador específico que permite a instalação da nova bateria sem a necessidade de mudanças drásticas. E o melhor: o acessório custa apenas US$ 200.
Com a nova bateria adquirida diretamente na concessionária por US$ 400 e o adaptador instalado, Moseley levou apenas dez minutos para concluir o trabalho.
Após isso, bastou conectar um scanner OBD para limpar os códigos de erro e pronto — Urus ressuscitado, sem a necessidade de desmontar meio carro nem deixar um rim na concessionária.
O que era um orçamento de R$ 40 mil virou uma gambiarra de luxo de pouco mais de R$ 3 mil.
E com direito a tutorial gratuito no YouTube, feito por alguém que não apenas economizou como também incentivou outros donos de Urus a repensarem soluções “oficiais” caras e desnecessárias.
A história também serve como alerta para quem pensa que luxo é sinônimo de perfeição.
O SUV mais vendido da Lamborghini, com motor V8 biturbo de 650 cv, até pode impressionar na estrada, mas esconde um problema básico — a bateria de 12 volts — que pode travar todo o sistema do veículo.
E se a solução estiver a apenas dez minutos de trabalho, fica difícil justificar as cifras cobradas pelas oficinas autorizadas.
Moral da história: mesmo supercarros podem ter defeitos banais, e às vezes, tudo o que você precisa é de um pouco de conhecimento técnico e coragem para abrir o capô. E, claro, um bom vídeo explicativo no YouTube.

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