
Estamos vendo que não é só no Brasil que os carros sobem de preço o tempo todo, e muitas vezes sem nenhum motivo aparente.
Nos Estados Unidos, os aumentos de preço da Ford Maverick tem chamado a atenção, negativamente.
Lançado com alarde em 2022 por ser o primeiro caminhonete híbrido de entrada nos Estados Unidos, o Ford Maverick conquistou o mercado com seu preço inicial abaixo dos 22 mil dólares.
Mas esse tempo já ficou para trás.

Com novos aumentos em 2025, impulsionados por inflação e tarifas de importação herdadas da era Trump, a versão mais básica do Maverick agora ultrapassa os 29 mil dólares com frete incluso.
Segundo um guia de pedidos vazado no Reddit, a Ford reajustou os preços do Maverick em até 1.150 dólares no meio do ano.
Agora, o modelo XL híbrido com tração dianteira parte de 28.145 dólares, mais 1.695 de frete, totalizando 29.840 dólares. Ainda é a versão mais barata da linha, mas a diferença para os modelos com motor turbo já é pequena.
O motor híbrido 2.5 de quatro cilindros continua sendo um dos destaques, com 191 cavalos e economia de combustível excelente: até 42 mpg na cidade.

Contudo, quem quiser a versão com tração integral terá que desembolsar 32.060 dólares. Já o Maverick equipado com o motor 2.0 EcoBoost turbo (250 cv), que agora vem apenas com tração integral, parte de 29.965 dólares.
A linha segue com a versão intermediária XLT, que agora custa 32.340 dólares, e os modelos de apelo esportivo e aventureiro também subiram: o Lobo foi para 37.625 dólares, enquanto o Tremor parte de 42.690.
O mais sofisticado da linha, o Lariat, agora custa 40.135 dólares.
O novo preço do Maverick coloca o modelo perigosamente próximo da Ford Ranger, uma caminhonete maior e mais potente.

Produzido nos Estados Unidos, a Ranger não sofre com as tarifas de importação, o que ajuda a manter o valor competitivo.
O modelo Ranger XL 4×2 2025 parte de 34.675 dólares, com motor 2.3 EcoBoost de 270 cavalos e 310 lb-ft de torque.
Na comparação com o Maverick Tremor, que beira os 43 mil dólares, a Ranger XLT 4×4 com pacote off-road FX4 e motor V6 2.7 EcoBoost (315 cv) pode ser adquirido por cerca de mil dólares a mais — e entrega muito mais capacidade.
Enquanto isso, o rival mais próximo do Maverick, o Hyundai Santa Cruz, também está mais caro.
Mesmo com a promessa da marca de não repassar tarifas ao consumidor, o modelo básico SE 2025 custa 30.200 dólares. Seu motor aspirado 2.5 consome mais e entrega menos: 25 mpg combinados contra 38 mpg do Maverick híbrido.
Na versão XRT, com proposta mais aventureira, o Santa Cruz custa 41.700 dólares. Valor parecido com o Maverick Tremor, mas o Ford se destaca com mais altura do solo e diferencial traseiro com vetorização de torque.
Mesmo com os aumentos, o Maverick ainda tem atrativos fortes: economia imbatível no segmento, dirigibilidade urbana e um leque de versões que atende perfis bem distintos.
Mas a proposta de ser um caminhonete acessível está claramente sob ameaça.

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