Não é somente a Volvo que está cobrando por recarga completa ocupando a vaga

eletroposto byd shell
eletroposto byd shell

A Volvo chamou atenção no mercado de carros elétricos e híbridos ao começar a cobrar por recarga em seus eletropostos, com kWh custando R$ 4,00, porém, um dos pontos mais chamativos é a cobrança por recarga completa após 15 minutos.

São R$ 5,00 por minuto adicional, caso a carga alcance 100%. Nos EUA, por exemplo, a Electrify America (da Volkswagen ) cobra por kWh excedente após 85%. Aqui, a questão, no entanto, está relacionada com a ocupação da vaga.

Como se sabe, alguns pontos de recarga no Brasil são altamente disputados, especialmente em cidades turísticas, como o Guarujá, por exemplo, onde alguns donos de carros elétricos (e híbridos) plugam seus carros e os deixam lá, às vezes, sem ao menos estarem sendo carregados.

Isso tira de quem precisa a oportunidade de recarga, especialmente para quem vem de fora e se depara com um carro local, muito provavelmente residente em casa com o carregador doméstico.

Assim, a cobrança vem para tentar coibir isso e, além da Volvo, a Shell Recharge decidiu fazer o mesmo e cobrar por minuto excedente além do período de recarga que alcança 100% da carga de um carro elétrico ou híbrido.

Todavia, diferente da Volvo, o valor por minuto é definido pelo dono do estabelecimento onde se encontra o carregador da empresa, no caso, o posto de combustíveis.

Em nota ao jornal Folha de São Paulo , a Raizen — dona do negócio — disse: “Essa cobrança possui o objetivo de reduzir impactos em tempo de espera e proporcionar uma jornada de carregamento mais rápida”.

A Raizen concluiu: “Com essa nova funcionalidade, queremos garantir que todos os motoristas possam utilizar as estações de recarga de maneira mais consciente.”

Pelo visto, a tendência é que as operadoras de eletropostos comecem a cobrar pelo período de ociosidade nos pontos de recarga, porém, é preciso de marcas e aplicativos tenham funcionalidades que avisem os donos da proximidade da carga completa.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X