
Pois é, estava mesmo difícil de acreditar que a General Motors gastaria milhões de dólares em um SUV compacto sucessor do Chevrolet Bolt em meio à atual situação política dos EUA.
Mesmo antes, na administração anterior, a GM não tinha um horizonte abaixo da família de carros com plataforma Ultium, uma vez que os EUA já botavam pressão sobre carros importados chineses ou de projetos que usassem componentes do país asiático.
Todavia, a GM não cumpriu com o prometido sobre o Chevrolet Equinox EV, que chegou mais caro que o proposto, e então Mary Barra, CEO da empresa, revelou que haveria um sucessor para o Bolt.
Só que este não poderia ser um projeto chinês como os Wuling e Baojun vendidos na América Latina e aqui também. É aí que a conta não fechava…
Sem uma picape compacta de 5,00 m de comprimento, pelo menos, e um SUV “compacto” na casa dos 4,50 m, ficava difícil existir um Novo Bolt abaixo dessas propostas, que ajudariam a reduzir seus custos de desenvolvimento e produção.
Não tendo uma família BEV4, já que a Ultium é a BEV3 com seus gigantões acima dos 4,80 m de comprimento, incluindo o Honda Prologue, a GM só poderia fazer o que a Nissan fará no Brasil e o que a própria Honda também já realizou por aqui.
Em um recente flagrante, a revista Car and Driver pegou um Chevrolet Bolt EUV, que já foi vendido aqui, com camuflagem na frente e atrás.
Tal como o “novo” SUV compacto da Nissan no Brasil e o antigo Honda WR-V, o “Novo” Chevrolet Bolt 2027 será, em essência, o mesmo carro…
Com modificações na dianteira e na traseira, suficientes para dar outro nome ao carro, que será em realidade a mesma designação, o Bolt retorna às praças americanas daqui a dois anos.
O projeto BEV2 não é de fato ruim, mas ele não é competitivo diante dos chineses e muito menos em relação à Tesla, em volume.
Todavia, a GM produzirá baterias de fosfato de ferro nos states e isso deve reduzir muito os custos de um Chevrolet Bolt atualizado, que assim poderá custar menos que o Equinox EV.
Sem a potencial importação de carros coreanos e mexicanos, em especial Trax e Trailblazer, a GM teria no Bolt renovado sua proposta de carro de entrada com preço melhor que o anterior.
Com isso, a GM “resolve” a questão do prometido retorno do Bolt, enquanto foca em produzir mais picapes e SUVs com motor V8, além dos enormes elétricos da Ultium.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!