O Citroën Basalt e o Kia K3 passaram relativamente bem pelos testes de segurança de duas instituições essa semana, sendo o primeiro na Índia com o recém-criado Bharat NCAP, dedicado aos carros feitos na Índia.
O segundo foi avaliado pelo Latin NCAP, já que sua produção se dá no México para atingir todos os mercados das Américas. No caso do Basalt, o SUV de estilo cupê levou 4 estrelas na avaliação indiana e o K3 saiu com 5 estrelas do latino-americano.
Testado com os mesmos parâmetros do Euro NCAP, o Citroën Basalt foi avaliado nas versões equipadas com motor 1.2 THP e mostrou boa integridade estrutural, com acionamento regular dos airbags, tendo inclusive seis bolsas infláveis.
Os indianos não dão muitos detalhes sobre o resultado, mas a classificação de 4 estrelas para proteção de adultos e também de crianças, aponta para a falta de sistemas de segurança como o AEB, detector de pedestres com frenagem autônoma.
Veremos como o Basalt feito no Brasil se sai no Latin NCAP, onde certamente será avaliado. Já o Kia K3 foi testado com carrocerias tanto hatch quanto sedã, apresentando também boa integridade estrutural e bolsas infláveis em dia, assim como cintos, avisos e o pacote ADAS, importante para pontuação máxima.
O Kia K3 obteve 87% de proteção de adultos, 84% de proteção para crianças, 65% para pedestres e 81% em sistemas de segurança auxiliares. Números bons que o qualificam a vir ao mercado brasileiro sem medo de ser feliz.
Feito no México, o Kia K3 chegará importado e pode trazer consigo o sistema MHEV de 48V tanto no motor 1.0 TGDI quanto num 1.4 TGDI ou mesmo 1.6 TGDI, sendo este pouco provável, dada a proposta do modelo.
Já o Basalt acaboud e chegar ao mercado brasileiro, onde é vendido com motor Firefly 1.0 de até 75 cavalos e GSE 1.0 Turbo com até 130 cavalos com CVT.
Citroën Basalt – 6 airbags
Kia K3 Sedan e Hatchback – 6 airbags
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