Nem tudo são flores: Nova geração do Jeep Compass elimina quase todos os botões físicos da cabine, em troca daqueles que odiamos

compass interior botoes
compass interior botoes

A Jeep apresentou oficialmente a nova geração do Compass na Europa, marcando a estreia de um SUV completamente reformulado.

Com mudanças visuais marcantes e um pacote tecnológico muito mais avançado, o Compass 2026 chega para substituir um modelo que já mostrava sinais de envelhecimento.

Embora ainda não haja previsão oficial de lançamento para os Estados Unidos ou América Latina, a expectativa é que ele cruze o Atlântico em breve — com algumas adaptações regionais.

Por fora, o Compass ficou mais moderno e anguloso, adotando uma grade de sete fendas mais compacta, faróis retangulares e arcos de roda quadrados, alinhando-se com a linguagem visual atual da marca.

jeep compass 2027 3
jeep compass 2027 3

A traseira traz lanternas com um curioso desenho em “X” — que lembra o novo logo da Dacia — e o nome “Jeep” iluminado no centro do porta-malas.

Em tamanho, o novo Compass é cerca de 15 cm mais longo que seu antecessor, e 7,5 cm mais curto que o recém-aposentado Cherokee.

Mas é por dentro que o Compass realmente se transforma. A Jeep aposta em uma abordagem mais “clean” e digital, com uma tela central de 16 polegadas para o sistema multimídia e comandos sensíveis ao toque espalhados pelo painel e volante.

Os antigos botões físicos foram aposentados em nome da modernidade — ou, como explica Daniele Calonaci, chefe de design da Jeep Europa, em nome da limpeza: “Sem botões, sem frestas. E sem acúmulo de poeira.”

jeep compass 2027 10
jeep compass 2027 10

Poeira? Que desculpa mais esfarrapada, não?

Esses novos comandos capacitivos oferecem resposta tátil (haptic feedback), semelhante ao que já vemos em smartphones, para indicar que o toque foi reconhecido.

Ainda assim, há uma preocupação legítima: será que será intuitivo de usar no dia a dia? E o que dizer das manhãs frias em que será preciso tirar as luvas só para acionar o desembaçador traseiro?

O debate entre digital e funcional segue aceso, mas a aposta da Jeep é clara: o Compass de nova geração está mais tecnológico e moderno, ainda que isso signifique abrir mão de certos aspectos práticos.

jeep compass 2027 2
jeep compass 2027 2

Ao menos, ainda existem “botões” — mesmo que virtuais — em vez de menus intermináveis escondidos nas telas.

Sob o capô, a variedade mecânica também impressiona — pelo menos na Europa.

O novo Compass será oferecido com motor híbrido leve de 145 cv, híbrido plug-in de 195 cv e três versões 100% elétricas, com potências que vão de 213 até expressivos 375 cv, sempre com tração dianteira de série e opção de tração integral.

Isso posiciona o Compass como um dos SUVs compactos mais versáteis do mercado europeu.

jeep compass 2027 9.jpg
jeep compass 2027 9.jpg

Por ora, a Jeep mantém silêncio sobre o lançamento da nova geração em outros mercados.

Ao ser questionada sobre a chegada do Compass 2026 aos EUA, a marca repetiu a mesma declaração emitida durante o anúncio da paralisação da planta de Brampton, no Canadá, onde o Compass atual é montado: a empresa está “reavaliando sua estratégia de produto para oferecer opções de trem de força mais flexíveis”.

Enquanto isso, o novo Compass europeu já dá uma prévia de como a Jeep pretende reposicionar um de seus modelos mais populares: mais conectado, mais tecnológico, e — ao que tudo indica — pronto para o futuro elétrico da marca.

Agora resta saber quando o resto do mundo poderá conhecê-lo de perto.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.