Nesta semana, Senado dos EUA decide se proíbe Califórnia de manter sua política de carros elétricos para 2035

tesla fsd fabrica (3)
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A Califórnia passará por um desafio político importante nesta semana, quando o Senado dos EUA votará se proíbe ou não o Estado de manter sua política de carros elétricos para 2035, quando a região anunciou que as vendas de carros a combustão se encerrarão.

Como se sabe, num movimento histórico desde o surgimento do automóvel nos EUA, a Califórnia anunciou que as vendas de carros a gasolina e diesel estarão proibidas daqui a 10 anos e com isso, arrastou 11 estados americanos para o mesmo caminho.

Sendo o maior mercado automotivo dos EUA, a Califórnia consegue influenciar outros estados, mas também impactar a indústria automotiva americana, uma vez que suas vendas maiores atraem a atenção dos fabricantes.

Tanto é que o estado concentra quase todas as vendas de carros a hidrogênio e a maioria dos emplacamentos de carros eletrificados.

Em 1 de maio, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma legislação para revogar uma isenção concedida em dezembro pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) durante o governo do ex-presidente Joe Biden.

Isso permite que a Califórnia exija pelo menos 80% de veículos elétricos até 2035 e 100% após isso. Em resposta, o governo de Sacramento alega que a votação é ilegal, interferindo assim na autonomia dos estados.

Já as montadoras pressionam o Congresso Americano para a Califórnia aliviar sua política, considerando inviável o cronograma de eletrificação imposto pelo estado do urso.

Sacramento alega que as medidas são necessárias para conter a emissão de poluentes na região, sempre considerada elevada.

John Thune, senador federal e líder dos republicanos na câmara alta dos states, afirma que a política da Califórnia impõe efetivamente uma exigência nacional mais rigorosa para veículos elétricos.

Em outras palavras, a Califórnia e seus estados aliados dominariam metade do mercado americano, influenciando então na totalidade em relação à política do veículo elétrico.

Nos EUA, os estados possuem larga autonomia em suas políticas locais, com leis e regras específicas que são bem distintas entre os federados.



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X